5 exames que todo mundo deveria fazer sempre

Os exames de rotina servem para avaliar o estado geral de saúde e ainda permitem que diversos tipos de doenças sejam detectadas precocemente, o que aumenta as chances de sucesso nos tratamentos; e na cura. Por isso, há alguns exames que todo mundo deveria fazer sempre!

Normalmente, alguns exames de check-up são recomendados pelo médico de acordo com a idade do paciente, no entanto, existe uma lista básica de testes importantes que podem ser realizados em diferentes fases da vida.

Confira a seguir os 5 exames que todo mundo deveria fazer sempre.

5 exames que todo mundo deveria fazer

Hemograma

Exame mais solicitado pelos médicos, o hemograma é um dos principais e mais básicos exames a ser feito, visto que mede a saúde geral do paciente.

Ele consiste em examinar os níveis dos glóbulos vermelhos, brancos e as plaquetas, além de diagnosticar distúrbios como leucemia, anemia e doenças autoimunes.

Exame de glicose

O exame de glicose é feito com o paciente em jejum e consiste na retirada do sangue. Feito isso, será analisada a quantidade de açúcar presente no sangue para diagnosticar a diabetes. Para quem já é diabético, o exame também deve ser feito rotineiramente para analisar o valor de glicemia no sangue e ajustar o tratamento que pode ser feito com insulina.

Ao ser feito a análise do sangue, o paciente pode ter 3 tipos de diagnósticos. Caso esteja com o nível de açúcar inferior a 110 mg/dl, está tudo normal, se estiver entre 110 e 125 mg/dl, estará em uma pré-diabetes, porém, caso seja diagnosticado com um nível superior a 126 mg/dl, o indivíduo estará com diabetes e deverá procurar urgentemente um médico para fazer o tratamento.

Exame de Urina

Exame extremamente simples, indolor e com resultado rápido, o exame de urina é muito útil e eficaz, visto que fornece importantes pontos que podem diagnosticar doenças, principalmente nos rins e nas vias urinárias, identificando diversos pontos, como o nível de proteína, pH, hemácias e até mesmo as células epiteliais.

Verificação dos nutrientes corporais

É extremamente importante analisar o nível de sódio, potássio, cálcio ionizado, magnésio e fósforo no sangue. Afinal, valores altos ou baixos desses elementos podem indicar risco de doenças, sendo alguma delas gravíssimas.

A falta ou excesso de sódio pode provocar sonolência, a falta de potássio pode causar câimbras, a carência de magnésio pode causar falta de resistência e hipertensão. Ou seja, é importante que seja feita a análise de todos esses componentes ao menos uma vez ao ano.

Exame de fezes

Outro exame simples e muito necessário é o exame de fezes. Ele pode diagnosticar a presença de parasitas, larvas ou outras substâncias que fazem mal ao organismo do ser humano. Além disso, pode identificar o câncer no intestino.

Vale reforçar que nós do Laboratório Carlos Chagas oferecemos todos, com a segurança e confiança que você já conhece. Cuide da sua saúde e aproveite a vida tranquilo e longe de doenças.

Outros artigos interessantes

Exame RT-PCR

Exame RT-PCR

Você com certeza conhece alguém ou já precisou fazer um teste para detectar o COVID-19, mas você sabia que existe um...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em Contato

carloschagas@carloschagasaraxa.com.br

Instagram
@carloschagas.araxa

Instituto de Patologia Carlos Chagas
Rua Capitão José Porfírio, 251 . Centro - Araxá-MG
(34) 3661-2899

Posto de Coleta Cardioclínica
Rua Antônio Alves da Costa, 65 . São Pedro - Araxá – MG
(34) 3662-2240

Posto de Coleta Emiliana Alves de Rezende
Av. Geraldo Tomaz de Aquino, 228 . Tapira – MG
(34)3633-1441

Posto de Coleta Santo Antônio
Av. Wilson Borges,755 . Santo Antônio - Araxá – MG
(34)3662-9515

Urgência 24 Horas: (34) 98826-1999

Horário de Funcionamento

Segunda à Sexta:
06:00 às 18:00h

Sábados
07:00 às 12:00h

Localização

Compartilhe!