A endometriose pode causar infertilidade?

Doença que acomete muitas mulheres, a endometriose requer cuidado e tratamento, especialmente para as mulheres que sonham em ser mãe.

A endometriose é uma doença caracterizada pela presença de partes do endométrio fora da cavidade do útero. Siga com a leitura e entenda se a endometriose pode causar infertilidade.

O que é o endométrio

O endométrio é a camada que reveste internamente a cavidade uterina e é renovado mensalmente por meio da descamação durante o fluxo menstrual. Em algumas situações, esse tecido, além de ser eliminado em forma de menstruação, volta pelas tubas uterinas, alcança e se deposita na cavidade pélvica, levando a um processo de inflamação e desencadeando a doença. A endometriose pode estar presente em várias regiões da pelve (parede vaginal, ovário, bexiga e intestino). Em casos mais raros, é possível ser identificada até mesmo em regiões como pâncreas, pulmões e cérebro.

Sintomas

Cólicas menstruais mais acentuadas é um dos relatos mais comuns de pacientes com endometriose. Os sintomas variam muito de uma mulher para outra, sendo os mais comuns:

  •  Dor durante as relações sexuais;
  •  Dor e sangramento intestinais e urinários durante a menstruação;
  •  Diarreia e constipação durante o período menstrual;
  •  Distensão abdominal;
  •  Fadiga crônica.

Infertilidade X Endometriose

Apesar de haver muitos outros fatores associados à infertilidade, a endometriose é apontada como uma de suas principais causas. Cerca de 50% das mulheres inférteis são diagnosticadas com endometriose. Sabe-se também que uma mulher diagnosticada com a doença pode ter um risco até duas vezes maior de se tornar infértil.

Os primeiros exames utilizados no diagnóstico da endometriose são os de imagem, pois permitem que o médico visualize as estruturas do aparelho reprodutor feminino e consiga identificar alterações. A ultrassonografia é de fácil acesso e amplamente utilizada na investigação inicial da doença. Muitas vezes, o médico solicita a ultrassonografia transvaginal e a ressonância magnética da pelve para confirmação.

O desejo por uma gravidez espontânea é um fator muito importante que deve ser levado em consideração para a escolha do tratamento. Nesses casos, a cirurgia é levada em consideração, visto que o uso de hormônios altera o ciclo hormonal e a ovulação.

Em caso de dúvida, fique atenta aos sintomas e procure um médico.

Esse texto foi útil pra você? Conseguiu entender se a endometriose pode causar infertilidade?  Continue seguindo nosso blog e fique por dentro de dicas sobre saúde e bem-estar.

fonte: https://bvsms.saude.gov.br/saude-da-mulher-endometriose/

Outros artigos interessantes

Exame RT-PCR

Exame RT-PCR

Você com certeza conhece alguém ou já precisou fazer um teste para detectar o COVID-19, mas você sabia que existe um...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em Contato

carloschagas@carloschagasaraxa.com.br

Instagram
@carloschagas.araxa

Instituto de Patologia Carlos Chagas
Rua Capitão José Porfírio, 251 . Centro - Araxá-MG
(34) 3661-2899

Posto de Coleta Cardioclínica
Rua Antônio Alves da Costa, 65 . São Pedro - Araxá – MG
(34) 3662-2240

Posto de Coleta Emiliana Alves de Rezende
Av. Geraldo Tomaz de Aquino, 228 . Tapira – MG
(34)3633-1441

Posto de Coleta Santo Antônio
Av. Wilson Borges,755 . Santo Antônio - Araxá – MG
(34)3662-9515

Urgência 24 Horas: (34) 98826-1999

Horário de Funcionamento

Segunda à Sexta:
06:00 às 18:00h

Sábados
07:00 às 12:00h

Localização

Compartilhe!