Alimentos bons para quem tem anemia

A anemia ocorre quando há falta de sangue ou um baixo nível de hemoglobina no sangue, prejudicando o transporte de oxigênio e nutrientes pela corrente sanguínea. Isso deixa o paciente fraco e é por isso que a anemia geralmente está associada à fraqueza geral do indivíduo anêmico. Não que só a anemia provoque isso, mas é sua causa mais comum.

Para tratar a anemia é necessário aumentar a quantidade de hemoglobina na corrente sanguínea. Para isso, é importante aumentar o consumo de alimentos ricos em ferro e ácido fólico, pois eles ajudam o corpo a produzir mais hemoglobina e glóbulos vermelhos.                                                                                                                                                                                  

Além de combater a causa dessa doença, você também pode trabalhar preventivamente ingerindo alimentos bons para evitar esse sintoma ou mesmo para remediá-lo ou se recuperar dele.

Mas afinal, quais alimentos ajudam no combate a anemia?

1. Carnes vermelhas

As carnes vermelhas contêm grande quantidade de ferro e vitamina B12, e por isso devem ser consumidas cerca de 2 a 3 vezes por semana, para combater a anemia.

2. Rins, fígado ou coração de galinha

Algumas partes específicas das carnes, como os rins, fígado e coração de galinha também contêm muito ferro e vitamina B12 e devem ser consumidos de uma forma saudável, grelhados ou cozidos.

3. Pão de cevada ou integral

O pão de cevada e o integral contêm um alto teor em ferro, por isso, pessoas que têm anemia devem substituir o pão branco por este tipo de pão.

4. Vegetais escuros 

Vegetais como salsa, espinafre ou rúcula além de serem ricos em ferro, são também uma fonte de cálcio, vitaminas, betacaroteno e fibras, ótimos para manter o equilíbrio do organismo. Assim, uma boa forma de os utilizar é adicionando-os a saladas ou sopas.

5. Beterraba

Devido ao alto teor em ferro, a beterraba também é ótima para combater a anemia. Uma boa forma de a utilizar é misturando este vegetal nas saladas ou então fazer sucos, que devem ser tomados diariamente.

6. Feijão preto

O feijão preto é rico em ferro, mas para melhorar a sua absorção, é importante acompanhar a refeição de feijão preto, com suco de frutas cítricas por exemplo, porque estas frutas são ricas em vitamina C que melhora a absorção do ferro.

7.Frutas com vitamina C

Frutas com vitamina C, como laranja, limão, tangerina, toranja, morango, abacaxi, acerola, caju, maracujá, romã ou mamão, são ricos em vitamina C, que é muito importante para potencializar a absorção do ferro presente nos alimentos, por isso, recomenda-se ingerir junto destes algum alimento fonte de vitamina C.

Estas modificações na dieta vão garantir a quantidade de ferro necessária, aumentando a quantidade de hemoglobina no sangue. Mas, saber o tipo de anemia e a sua causa é fundamental para o sucesso do tratamento.

Procure seu médico de confiança e faça todos os exames necessários, o hemograma, por exemplo, é um exame ótimo no diagnóstico da anemia, seu resultado sai rapidamente e com um custo bem acessível…não fique na dúvida, procure o Laboratório Carlos Chagas e cuide da sua saúde!
             

Outros artigos interessantes

Exame RT-PCR

Exame RT-PCR

Você com certeza conhece alguém ou já precisou fazer um teste para detectar o COVID-19, mas você sabia que existe um...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em Contato

carloschagas@carloschagasaraxa.com.br

Instagram
@carloschagas.araxa

Instituto de Patologia Carlos Chagas
Rua Capitão José Porfírio, 251 . Centro - Araxá-MG
(34) 3661-2899

Posto de Coleta Cardioclínica
Rua Antônio Alves da Costa, 65 . São Pedro - Araxá – MG
(34) 3662-2240

Posto de Coleta Emiliana Alves de Rezende
Av. Geraldo Tomaz de Aquino, 228 . Tapira – MG
(34)3633-1441

Posto de Coleta Santo Antônio
Av. Wilson Borges,755 . Santo Antônio - Araxá – MG
(34)3662-9515

Urgência 24 Horas: (34) 98826-1999

Horário de Funcionamento

Segunda à Sexta:
06:00 às 18:00h

Sábados
07:00 às 12:00h

Localização

Compartilhe!