Por que você não deve se automedicar?

Se seu carro der um defeito você procura o mecânico, é ou não é? Se seu cachorrinho está doente, é claro que irá leva-lo ao veterinário. Então, por qual motivo ainda há pessoas – em pleno século 21! – que não vão ao médico quando estão passando mal e doentes e acham que o melhor caminho é se automedicar?

O problema é cultural. Achamos que é uma besteirinha e que logo, logo estaremos melhores. Basta aquele comprimidinho ou o chazinho caseiro da vovó e pronto! Bola pra frente.

Todo cuidado é pouco

Nem sempre é assim. Há medicamentos aparentemente inofensivos que as vezes provocam interação medicamentosa, quando misturados no organismo a outras substâncias químicas provenientes de fármacos, e aí se forma uma bomba, um problemão pra sua saúde. Já os remédios naturais, caseiros, são muito bons para prevenir, nunca para remediar. Pense conosco: tudo o que está na natureza já é sintetizado e pesquisado pelos laboratórios, que usam as substâncias naturais para, justamente, produzir medicação. Então, se eles já fazem o trabalho pesado, porque abrir mão da ciência e voltar dois séculos atrás à época dos pajés e simpatias?

Não é justo e nem está correto. Sem contar que um remédio pode ser útil, eficiente, mas seu uso excessivo pode fazer mal ao organismo, não somente ao ponto de piorar sua doença, mas transformar ou maquiar seus sintomas. Pode ser, também, que seu corpo se acostume tanto com a medicação que você exageradamente consome (sem prescrição médica), que o remédio se torna inócuo, um placebo – como se diz na área da saúde.

Seu corpo é seu bem mais precioso. Cuide bem dele. Se você leva Pets e carros para revisões, para reparos e melhorias, porque não procura um médico para cuidar de si mesmo e de sua saúde? Para de se automedicar agora! É um perigo. Deixe a prescrição médica para quem entende do assunto..

Quer saber mais sobre cuidados com a saúde?? Acompanhe nosso blog, e fique sempre atualizado!

Outros artigos interessantes

Exame RT-PCR

Exame RT-PCR

Você com certeza conhece alguém ou já precisou fazer um teste para detectar o COVID-19, mas você sabia que existe um...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em Contato

carloschagas@carloschagasaraxa.com.br

Instagram
@carloschagas.araxa

Instituto de Patologia Carlos Chagas
Rua Capitão José Porfírio, 251 . Centro - Araxá-MG
(34) 3661-2899

Posto de Coleta Cardioclínica
Rua Antônio Alves da Costa, 65 . São Pedro - Araxá – MG
(34) 3662-2240

Posto de Coleta Emiliana Alves de Rezende
Av. Geraldo Tomaz de Aquino, 228 . Tapira – MG
(34)3633-1441

Posto de Coleta Santo Antônio
Av. Wilson Borges,755 . Santo Antônio - Araxá – MG
(34)3662-9515

Urgência 24 Horas: (34) 98826-1999

Horário de Funcionamento

Segunda à Sexta:
06:00 às 18:00h

Sábados
07:00 às 12:00h

Localização

Compartilhe!