Posso beber água no jejum?

Carlos Chagas - beber água em jejum

A maior parte do nosso corpo é composta por água, você com certeza já sabe disso. A frequente consumação de água faz nosso organismo trabalhar melhor, hidratando nossos órgãos, favorecendo a eliminação de toxinas, prevenindo um leque de doenças e trazendo mais uma série de benefícios para nosso corpo. Mas e na véspera de exames médicos, podemos beber água no jejum?

O que é o jejum

Sua origem é desconhecida, mas o costume de jejuar já desempenhou um papel importante nas práticas de todos os grandes grupos religiosos.

Na ciência médica, muitos dos exames exigem uma abstenção de alimentos e líquidos em sua véspera, não por motivo religioso, mas por necessidade de precisão do laudo médico.

No dia da coleta de um exame de sangue, por exemplo, o mero ato de comer uma fruta algumas horas antes do exame pode influenciar no resultado final. Entretanto, a coisa muda de figura dependendo do exame médico. O hemograma, por exemplo, não necessita de jejum, podendo ser feito ainda que o paciente tenha se alimentado a poucos minutos.

A alimentação, de maneira geral, interfere principalmente nos resultados de colesterol e triglicérides. Para a dosagem de triglicérides, é preciso manter a dieta habitual nos três dias que antecedem os exames, pois o ideal é não mudar a alimentação. Nestes casos, é fundamental o jejum de 12 horas.

Lembre-se sempre de esclarecer o tempo de jejum do seu exame com seu médico.

E água, posso beber água em jejum?

Na maioria dos exames, beber água não interfere no resultado; excluindo-se, por exemplo, o exame de urina. Já outras bebidas, como álcool, chá e chimarrão, não podem ser ingeridas quando há necessidade de jejum antes do exame, já que podem alterar exames de triglicérides, colesterol e Gama GT.

O ideal é consumir a média recomendada de água no dia anterior ao exame: de 2 a 3 litros para um adulto. Se tiver sede, pode beber um copo d’água alguns minutos antes do exame; caso seu exame não peça restrição de líquidos, como o exame de urina.

Resumindo, você pode sim beber água em jejum, ao menos na maioria dos exames que não levam em consideração o consumo de água.

Ainda tem dúvidas sobre quais alimentos e bebidas podem ser consumidas, antes de realizar seus exames de sangue, urina ou de fezes? Entre em contato com o laboratório Carlos Chagas, temos uma equipe especializada para esclarecer e atender da melhor forma possível nossos clientes.

Outros artigos interessantes

Exame RT-PCR

Exame RT-PCR

Você com certeza conhece alguém ou já precisou fazer um teste para detectar o COVID-19, mas você sabia que existe um...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em Contato

carloschagas@carloschagasaraxa.com.br

Instagram
@carloschagas.araxa

Instituto de Patologia Carlos Chagas
Rua Capitão José Porfírio, 251 . Centro - Araxá-MG
(34) 3661-2899

Posto de Coleta Cardioclínica
Rua Antônio Alves da Costa, 65 . São Pedro - Araxá – MG
(34) 3662-2240

Posto de Coleta Emiliana Alves de Rezende
Av. Geraldo Tomaz de Aquino, 228 . Tapira – MG
(34)3633-1441

Posto de Coleta Santo Antônio
Av. Wilson Borges,755 . Santo Antônio - Araxá – MG
(34)3662-9515

Urgência 24 Horas: (34) 98826-1999

Horário de Funcionamento

Segunda à Sexta:
06:00 às 18:00h

Sábados
07:00 às 12:00h

Localização

Compartilhe!