Citometria de Fluxo e células NK, o que são ?

Cada vez mais a ciência vem evoluindo, e os métodos de diagnósticos de doenças também…

Hoje vamos falar um pouco sobre uma das ferramentas mais modernas para análise e rastreamento do funcionamento do organismo: A citometria de fluxo.

Siga com a leitura e entende sobre a citometria de fluxo e células NK, o que são ?

Entenda mais sobre a citometria de fluxo

A citometria de fluxo pode ser explicada como uma ferramenta diagnóstica que utiliza métodos combinados de laser, hidrodinâmica, ótica e computação para determinar características estruturais e funcionais de células e partículas biológicas, suspendendo-os em um fluxo de fluido, passando por um aparelho de detecção eletrônica.

A tecnologia tem aplicações em vários campos, incluindo biologia molecular, patologia e imunologia com ampla utilização na medicina, especialmente em transplantes, hematologia, avaliações do sistema imune, imunologia do tumor e quimioterapia.

Imunofenotipagem e marcadores celulares

A imunofenotipagem é uma técnica utilizada na identificação e distinção de tipos celulares. Para tanto, utiliza anticorpos monoclonais marcados com fluorocromos para analisar qualitativa e quantitativamente padrões de expressão de antígenos celulares chamados “clusters of di­erentiation” ou CD. Cada tipo de célula possui um padrão próprio de expressão desses antígenos, assim é possível identificar com precisão a célula de interesse.

Essa técnica é muito utilizada nos diagnósticos hematológicos, principalmente de leucemias e linfomas. Também é empregada no monitoramento de doenças infecciosas como a Aids. A técnica de imunofenotipagem é realizada com tecnologia de última geração, por citometria de fluxo.

Células NK

As células exterminadoras naturais ou células NK (do inglês Natural Killer Cell) são um tipo de linfócitos citotóxicos necessários para o funcionamento do sistema imunitário inato. Têm um papel importante no combate a infecções virais e células tumorais.

Alterações no número e/ou na ação das células NK pode levar a diversas manifestações , principalmente durante o processo reprodutivo, acarretando complicações durante a gestação.

E aí que entra a metodologia de Citometria de Fluxo. Esse exame é fundamental para determinar como se encontra as células NK no organismo das futuras mamães.

A Citometria de fluxo conta, examina e classifica partículas microscópicas suspensas em meio líquido em fluxo e avalia a presença de anticorpos contra os linfócitos paternos no sangue da mulher, indicando formação de possíveis anticorpos que protegeriam o embrião no caso de gestação.

Interessante não é mesmo? Aprendeu mais sobre a citometria de Fluxo e células NK, o que são ?

Continue seguindo nosso blog e fique por dentro de assuntos relacionados à saúde.

Outros artigos interessantes

Exame RT-PCR

Exame RT-PCR

Você com certeza conhece alguém ou já precisou fazer um teste para detectar o COVID-19, mas você sabia que existe um...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em Contato

carloschagas@carloschagasaraxa.com.br

Instagram
@carloschagas.araxa

Instituto de Patologia Carlos Chagas
Rua Capitão José Porfírio, 251 . Centro - Araxá-MG
(34) 3661-2899

Posto de Coleta Cardioclínica
Rua Antônio Alves da Costa, 65 . São Pedro - Araxá – MG
(34) 3662-2240

Posto de Coleta Emiliana Alves de Rezende
Av. Geraldo Tomaz de Aquino, 228 . Tapira – MG
(34)3633-1441

Posto de Coleta Santo Antônio
Av. Wilson Borges,755 . Santo Antônio - Araxá – MG
(34)3662-9515

Urgência 24 Horas: (34) 98826-1999

Horário de Funcionamento

Segunda à Sexta:
06:00 às 18:00h

Sábados
07:00 às 12:00h

Localização

Compartilhe!