Exame de fezes e urina, como coletar

Coletar fezes e urina, potinho

Tá aí um assunto complicado, e por vezes, constrangedor de falar. Mas existem jeitos corretos de coletar os exames, tanto de fezes quanto o de urina. Quer saber o jeito certo de coletar fezes e urina para a realização de exames?

Vamos saber como fazer essa coleta?

Como coletar fezes e urina para exames

O exame de fezes pode ser solicitado pelo médico para avaliar as funções digestivas, quantidade de gordura nas fezes ou ovos de parasitas, sendo útil para saber como está a saúde da pessoa.

Pode ser recomendado que sejam feitas de duas a três coletas em dias diferentes, devendo cada amostra ser armazenada em um recipiente específico, em seguida armazenada na geladeira.

É importante que a pessoa tenha orientação do médico quanto a coleta, se deve ser uma amostra única ou várias, e se após a coleta ela deve levar logo ao laboratório para análise ou deixar na geladeira para entregar no dia seguinte. No caso do exame parasitológico e na pesquisa de sangue oculto, as fezes podem ser guardadas na geladeira por até 24 horas.

Coleta para exame de fezes

A coleta das fezes deve ser feita com cuidado para não haver contaminação com a urina ou com a água do vaso sanitário. Para a coleta, recomenda-se evacuar no penico ou numa folha de papel branco colocada no chão do banheiro, coletar um pouco de fezes com uma pazinha (que vem junto do pote) e coloca-la dentro do frasco, escrever o nome completo no frasco e guardar na geladeira por, no máximo, 24 horas até ser levado para o laboratório.

O procedimento é simples e deve ser o mesmo para adultos, bebês e crianças. Sendo que quando o paciente usa fraldas a coleta deve ser feita logo após a evacuação.

Coleta para exame de urina

No caso do exame de urina, é necessário evitar contaminações da amostra. Apesar da urina ser estéril, ela pode ser facilmente contaminada no momento da coleta com a microbiota habitual dos órgãos urogenitais.

Para evitar esse tipo de contaminação, a forma correta de coletar é abrir o frasco somente no momento da coleta, desprezar o primeiro jato urinário, coletar o jato médio de urina dentro do frasco, fechar o frasco e entregar logo em seguida ao laboratório.

Para as mulheres, é necessário realizar antes a higiene íntima com lenço umedecido ou com água e sabonete e evitar fazer esse tipo de exame nos períodos menstruais.

Ainda está achando complicado? Entre em contato conosco. Nós do Instituto de Patologia Clínica Carlos Chagas fornecemos um passo a passo bem completo para esclarecer possíveis dúvidas no momento de coletar exames de urinas ou fezes.

Outros artigos interessantes

Exame RT-PCR

Exame RT-PCR

Você com certeza conhece alguém ou já precisou fazer um teste para detectar o COVID-19, mas você sabia que existe um...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em Contato

carloschagas@carloschagasaraxa.com.br

Instagram
@carloschagas.araxa

Instituto de Patologia Carlos Chagas
Rua Capitão José Porfírio, 251 . Centro - Araxá-MG
(34) 3661-2899

Posto de Coleta Cardioclínica
Rua Antônio Alves da Costa, 65 . São Pedro - Araxá – MG
(34) 3662-2240

Posto de Coleta Emiliana Alves de Rezende
Av. Geraldo Tomaz de Aquino, 228 . Tapira – MG
(34)3633-1441

Posto de Coleta Santo Antônio
Av. Wilson Borges,755 . Santo Antônio - Araxá – MG
(34)3662-9515

Urgência 24 Horas: (34) 98826-1999

Horário de Funcionamento

Segunda à Sexta:
06:00 às 18:00h

Sábados
07:00 às 12:00h

Localização

Compartilhe!