Como desenvolver hábitos mais saudáveis

Uma boa parcela da população começou a se preocupar em manter hábitos saudáveis nos últimos anos. A tecnologia proporciona mais conforto ao realizar muitas tarefas, mas também estimula o sedentarismo e os maus hábitos alimentares.

Um hábito é um comportamento que repetimos várias vezes até virar algo automático, que fazemos sem esforço ou sequer necessidade de motivação.

Já tentou criar um bom hábito? É bem mais difícil que parece… Manter um programa de treino, cozinhar as próprias refeições ou ler à noite em vez de assistir TV, na teoria é algo simples, mas colocar isso na sua rotina é que de verdade, parece impossível. Sabe por quê? Porque você não conseguiu transformar essa decisão em um comportamento, o que só acontece se um hábito é bem formado.

Bem, a definição pode até ser simples, mas criar hábitos saudáveis não é nada simples. Então, como transformar comportamentos controlados em ações que partem de motivação interna?

Há algumas estratégias que ajudarão você a criar seus próprios hábitos saudáveis. Logo, logo, você estará no caminho certo para criar um estilo de vida repleto de bons hábitos.

1. Analise por que você quer ser mais saudável

Inspirar-se em celebridades ou em pessoas que influenciam você e tentar reproduzir seus hábitos pode servir como um grande estímulo, mas é muito importante refletir sobre por que você quer incluir esses costumes no seu dia a dia.

Para que esse processo seja mais natural, é importante que ele tenha um significado pessoal e que simbolize um real benefício para que você tenha mais foco, caso contrário, será muito mais fácil desistir.

Liste em um papel todas as razões que estimulam você a ser mais saudável, como garantir sua saúde, dormir melhor, evitar doenças, permanecer jovem, se sentir bem, perder peso e assim por diante.

2. Procure andar com pessoas mais saudáveis

Por mais que você tente manter hábitos saudáveis e esteja com toda a motivação do mundo, será muito mais difícil se você estiver na companhia de pessoas que ainda não se importam muito com isso.

Não é preciso abrir mão de nenhuma amizade, mas a verdade é que as pessoas que estão à sua volta podem ajudá-lo a dar um grande salto em direção aos seus objetivos ou fazer você regredir.

3. Inclua sua saúde mental nos cuidados diários

Quando falamos de saúde e hábitos que beneficiam o corpo, a grande maioria das pessoas leva em consideração apenas o lado físico, esquecendo-se de que a saúde mental impacta totalmente nosso dia a dia.

Para que todos os outros cuidados tragam resultados, é preciso cuidar da mente e fazer uma limpeza nos pensamentos tóxicos, nos medos e em tudo aquilo que traz sentimentos negativos ao corpo.

Uma boa dica é investir em atividades como ioga, pilates, meditação e exercícios de respiração. O estresse é muito prejudicial para a saúde, então, vale a pena procurar terapias e calmantes naturais, capazes de manter você no eixo sem prejudicar o corpo.

4. Não estabeleça metas inalcançáveis

É muito comum que nossas metas sejam incríveis quando resolvemos entrar de cabeça e alcançar um objetivo, não é mesmo? Mas também é muito comum perceber que será muito difícil cumprir tudo que prometemos e desistir.

Quantas vezes você já começou um projeto com todo o gás e depois foi desanimando? Isso acontece porque definimos metas muito pesadas para serem cumpridas de uma só vez.

Para ter mais chances de sucesso, seja amigável com você e comprometa-se a dar um passo de cada vez. Comece com objetivos pequenos e aumente progressivamente.

Assim, você mantém a motivação em dia e sente estímulo para aumentar cada vez mais suas metas, crescendo dentro do seu objetivo.

5. Procure fazer exercícios que dão prazer

Exercícios físicos liberam endorfina no corpo e proporcionam mais prazer, saúde e bem-estar, mas não adianta se propor a realizar atividades que não combinam com o seu estilo ou não te agradam muito.

Para ter sucesso nessa fase do seu projeto, é importante buscar algo que proporcione prazer e esteja alinhado aos seus objetivos. Pode ser uma caminhada ao ar livre, dança, aeróbicos, natação ou musculação. O que vale é a satisfação em realizar essa tarefa.

Também é importante evitar enaltecer o corpo ideal quando falamos de exercícios físicos, pois a maioria das pessoas os pratica para conseguir o corpo perfeito. É preciso entender e aceitar o seu biótipo para só depois procurar os resultados possíveis para você. Isso evita frustrações e mantém a motivação lá em cima.

6. Coloque mais água no seu dia a dia

A água é essencial para a manutenção do corpo humano e garante a saúde e o bom funcionamento dos órgãos e sistemas. Mesmo assim, a grande maioria das pessoas negligencia esse hábito e passa dias com poucos copos.

Isso até parece inofensivo, mas pode resultar em problemas renais, pouca atividade das células, falta de memória, ressecamento da pele e muitos outros problemas que podem ser facilmente evitados.

Hoje existem aplicativos que ajudam a adotar esse hábito, com despertadores que estimulam a ingestão de pequenas quantidades ao longo do dia. Você também pode colocar uma garrafinha no escritório e no seu quarto para que a água fique mais acessível.

7. Diminua a quantidade de junk food

Melhorar a alimentação é um enorme desafio para a maioria das pessoas, mas é um dos mais importantes. A quantidade de junk food e alimentos processados ingeridos hoje em dia colabora muito para o surgimento de doenças.

Corte aos poucos esse tipo de alimento da sua rotina e passe a ingerir mais vitaminas e minerais, presentes em folhas, frutas, legumes e verduras. Você pode estabelecer um dia da semana para comer alimentos mais calóricos e nos outros priorizar os saudáveis, diminuindo a frequência com o passar do tempo.

Cozinhar em casa também é um hábito que ajuda a economizar dinheiro e manter a saúde em dia, já que fica mais fácil controlar o que se está ingerindo, como a qualidade do sal, óleo e outros agentes prejudiciais.

Manter hábitos saudáveis na sua rotina garante muitos benefícios para a saúde e bem-estar. A melhor dica para ter sucesso é começar aos poucos e não forçar nenhuma regra extravagante.

Tudo acontece de forma mais natural quando adicionamos novos hábitos aos poucos. Cuidar da sua saúde será tão benéfico que, com o tempo, você não vai abrir mão de nenhuma dessas dicas!

E você? Como inclui hábitos saudáveis no seu dia a dia? Conte para a gente através do link de contato!

Outros artigos interessantes

Exame RT-PCR

Exame RT-PCR

Você com certeza conhece alguém ou já precisou fazer um teste para detectar o COVID-19, mas você sabia que existe um...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em Contato

carloschagas@carloschagasaraxa.com.br

Instagram
@carloschagas.araxa

Instituto de Patologia Carlos Chagas
Rua Capitão José Porfírio, 251 . Centro - Araxá-MG
(34) 3661-2899

Posto de Coleta Cardioclínica
Rua Antônio Alves da Costa, 65 . São Pedro - Araxá – MG
(34) 3662-2240

Posto de Coleta Emiliana Alves de Rezende
Av. Geraldo Tomaz de Aquino, 228 . Tapira – MG
(34)3633-1441

Posto de Coleta Santo Antônio
Av. Wilson Borges,755 . Santo Antônio - Araxá – MG
(34)3662-9515

Urgência 24 Horas: (34) 98826-1999

Horário de Funcionamento

Segunda à Sexta:
06:00 às 18:00h

Sábados
07:00 às 12:00h

Localização

Compartilhe!