Como diminuir colesterol

O colesterol é dividido em dois tipos: o bom e o ruim, que são, respectivamente, o HDL e o LDL. O primeiro é aquele que ajuda o fígado a processar as substâncias dos alimentos, e a expelir as toxinas do corpo. Já o segundo tipo é o que fica acumulado nas paredes internas de artérias e veias. Em excesso, ele impede a boa circulação de sangue no organismo e acarreta riscos para infarto, trombose, aneurisma e outras doenças. Siga com a leitura e entenda como diminuir colesterol:

Dieta

A dieta para diminuir o colesterol deve ser pobre em gorduras, principalmente as saturadas e as gorduras trans, e açúcares, de forma a que se melhore a circulação sanguínea e se reduza o risco de acumular gordura no sangue, evitando doenças cardiovasculares, como infarto ou AVC.

Alimentos recomendados

fonte: https://www.tuasaude.com/dieta-para-baixar-colesterol/

1. Peixes

Os peixes, em sua maioria, contêm o ácido graxo ômega 3. Essa é uma gordura insaturada que reduz a quantidade de colesterol ruim no organismo e ajuda a regular a circulação de sangue.

2. Aveia

A aveia, em suas várias formas — farinha, farelo e grãos — concentra uma fibra solúvel chamada betaglucana. Esse elemento ajuda a reduzir a quantidade de colesterol que o organismo absorve, tendo um efeito inibitório.

3. Azeite

Esse alimento é um ótimo aliado no combate ao colesterol ruim, pois ele acumula o ácido oleico que ajuda a equilibrar as taxas de HDL e LDL. Causando um efeito benéfico em dobro.

4. Alcachofra

A alcachofra é uma flor colhida quando ainda não desabrochou, e pode ser consumida cozida, inclusive com azeite. Os benefícios desse alimento estão concentrados em suas fibras, que são resistentes às enzimas produzidas pelo corpo. Sendo essas que causam o colesterol LDL quando são processadas.

5. Chocolate amargo                                                  

O chocolate amargo leva mais cacau, menos açúcar e leite na sua fabricação. Esse equilíbrio de ingredientes deixa o sabor do alimento com mais amargor, porém melhora sua qualidade e traz vários benefícios à saúde.

As principais substâncias que fazem com que o chocolate amargo seja um dos principais alimentos para baixar o colesterol ruim, são os flavonóides. Esses elementos ajudam a diminuir o colesterol LDL.

6. Laranja

Assim como o chocolate amargo, essa fruta cítrica também é rica em flavonóides, elementos fundamentais para reduzir o colesterol ruim.

7. Linhaça

A linhaça é uma semente riquíssima em ômega 3, a mesma substância encontrada nos peixes salmão, atum, entre outros. O que a torna um dos melhores alimentos para baixar o colesterol ruim.

8. Vinho

O vinho, especialmente o tinto, contém boas quantidades de flavonóides que ajudam a regular os níveis de colesterol ruim e bom. O motivo do vinho tinto ser melhor nesse sentido, é que tais substâncias estão concentradas nas cascas, usadas do começo ao fim para fabricar esse tipo de bebida.

A quantidade ideal para ter as vantagens do vinho na diminuição do colesterol ruim, é ingerir de uma a, no máximo, duas doses por dia. Isso dá uma média de 200 a 250 ml da bebida, ou duas taças pela metade.

9. Abacate

Apesar do abacate ser altamente calórico, ele é rico em gorduras monoinsaturadas que são benéficas ao organismo. Porém, é preciso moderar o consumo dessa fruta para que, de fato, seus benefícios aconteçam no organismo.

10. Oleaginosas

Para finalizar, as oleaginosas são castanhas e nozes, como a castanha-do-pará, de caju, amêndoa, avelã e a própria noz. Essas pequenas concentram grandes quantidades de antioxidantes, elementos que ajudam no combate ao envelhecimento das células.

Assim, sua outra substância, a arginina, contribui para a circulação de sangue, reduzindo a quantidade de colesterol ruim.

Além de consumir alimentos para baixar o colesterol ruim, é bom evitar os tipos de comidas que elevam essas taxas, modere a ingestão de ovos, carne de porco, óleo de girassol — usado para frituras —, doces e alimentos industrializados. 

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