Como é feito o exame de DNA

Carlos Chagas - como é feito exame de dna

Você já se perguntou como é feito o exame de DNA? Ele é um exame importantíssimo para verificar a paternidade, o vínculo biológico entre as pessoas, a identidade de criminosos, a prevenção de anomalias genéticas e outras indagações imprescindíveis ao mundo moderno.

Quer saber mais como ele é realizado e outras curiosidades? Continue a leitura.

O que é o exame de DNA

Na verdade ele resulta de uma singela leitura do mapa genético do indivíduo examinado. Ele verifica a estrutura dos cromossomos, onde estão localizados e se estão modificados ou danificados.

Como é realizado o exame de DNA

Para a realização do exame é necessário coletar do paciente alguma amostra de fluido corporal (sangue, saliva, unhas, fios de cabelo ou esperma). Em seguida, este material é submetido a um equipamento chamado “Sequenciador de DNA”. Nele, a estrutura genética do paciente será isolada e mapeada, sequenciando o genoma – a estrutura do ácido desoxirribonucleico (DNA na sigla em inglês). Através do genoma se consegue uma espécie de “impressão digital”, na verdade genética, que individualiza o paciente examinado e lhe dá uma identidade genética própria e inconfundível.

Uma vantagem interessante nos exames de DNA normalmente realizados em pessoas vivas é que não são necessários cuidados especiais prévios. Basta que, no caso das grávidas com necessidade de aferir a situação do feto, que a gravidez já tenha pelo menos dez semanas.

O material coletado deve ser acondicionado em um kit apropriado que o laboratório oferece para esse fim. A amostra deve ser conservada em temperatura ambiente e enviada ao laboratório com uma ficha preenchida com os dados da paciente e respectivo termo de consentimento informado.

Também é importante que o material coletado seja disposto em Kits plenamente vedados, identificados e certificados, para evitar contaminação ou fraudes que possam prejudicar o resultado do exame ou afetar sua credibilidade.

Cada genoma é único?

Sim! O genoma de um indivíduo jamais será idêntico ao de outro, mas poderá ser parecido, se ambos forem parentes entre si. Basta a comparação dos mapas genéticos de DNA, o que é realizado em testes de paternidade bastante comuns em diversos laboratórios do Brasil e do mundo que usam os sequenciadores não somente para identificar geneticamente os indivíduos, mas também para detectar entre eles semelhanças que permitam concluir pela existência (ou não) de parentesco entre elas. 

Prazo do exame

Conforme a tecnologia disponível ou o nível de precisão buscado, testes de DNA podem demorar de 24 horas a até mesmo dois meses! Tudo vai depender do que você quiser descobrir: supostas paternidades, exames intrauterinos, coleta de material em cadáveres ou em parentes de graus mais distantes.

Drogas afetam o resultado?

Mesmo para pacientes transplantados ou submetidos a constantes transfusões de sangue, o resultado não se altera. Aqueles indivíduos sob efeito de álcool e outras drogas ou submetidos a medicação e que venham a ceder o material genético deverão ser identificados pelo profissional responsável pela análise genética. Isso vai justificar eventuais alterações dos exames e orientar a leitura ideal do genoma do periciado.

Então, ficou claro como é feito o exame de DNA e suas especificações? Qualquer dúvida, só perguntar. Entre em contato com a gente clicando aqui.

Outros artigos interessantes

Exame RT-PCR

Exame RT-PCR

Você com certeza conhece alguém ou já precisou fazer um teste para detectar o COVID-19, mas você sabia que existe um...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em Contato

carloschagas@carloschagasaraxa.com.br

Instagram
@carloschagas.araxa

Instituto de Patologia Carlos Chagas
Rua Capitão José Porfírio, 251 . Centro - Araxá-MG
(34) 3661-2899

Posto de Coleta Cardioclínica
Rua Antônio Alves da Costa, 65 . São Pedro - Araxá – MG
(34) 3662-2240

Posto de Coleta Emiliana Alves de Rezende
Av. Geraldo Tomaz de Aquino, 228 . Tapira – MG
(34)3633-1441

Posto de Coleta Santo Antônio
Av. Wilson Borges,755 . Santo Antônio - Araxá – MG
(34)3662-9515

Urgência 24 Horas: (34) 98826-1999

Horário de Funcionamento

Segunda à Sexta:
06:00 às 18:00h

Sábados
07:00 às 12:00h

Localização

Compartilhe!