Como é feito o teste de intolerância à lactose?

Mulher apreensiva

Descubra se tem mesmo intolerância à lactose

O teste de intolerância à lactose é indicado para avaliar a capacidade do intestino em absorver e processar a lactose dos alimentos. A realização pode ser indicada quando há suspeitas devido, sobretudo, à sintomas gastrointestinais e, rapidamente, o diagnóstico pode ser confirmado.

Vamos saber mais sobre a lactose e como é feito o seu teste de intolerância?

O que é lactose?

A lactose é responsável pelo sabor adocicado dos lácteos, por isso, também é chamada de açúcar ou glicose do leite, o exame tradicional consiste na coleta de sangue do paciente em jejum, verificando os níveis glicêmicos.

Como é feito o teste de intolerância à lactose

Após a punção (retirada de sangue) em jejum, realiza-se a administração de uma quantidade determinada de lactose líquida e se faz novamente a coleta a cada 30 minutos, a fim de medir a taxa de glicose sanguínea.

Quando as enzimas não são capazes de degradar a lactose, gerando energia para o organismo, denomina-se intolerância à lactose, que geralmente resulta em sintomas variados, mas que prevalecem no sistema digestivo.

Se as enzimas lactase estiverem atuando corretamente, a taxa glicêmica irá sofrer alteração de ao menos 20mg/dL em relação ao valor em jejum. Caso as medições constatem uma variação menor, confirma-se a suspeita de intolerância.

Apesar de verificar a presença da deficiência de lactase, não é possível, através dos exames laboratoriais, medir o grau da intolerância. Ou seja, quanto de lactose é possível ingerir sem apresentar os sintomas.

Quer saber os benefícios do leite? Clique aqui.

Alternativas à agulha

Há, ainda, 2 alternativas à retirada de sangue. O exame de hidrogênio é feito com a ingestão de lactose líquida e, após alguns minutos, mede-se no hálito a concentração de hidrogênio expelido ou expirado. E também o exame medidor de ácidos, que investiga a acidez presente nas fezes.

Esses testes são, em geral, feitos através da observação pessoal do paciente, que pode optar pela total exclusão de leite e seus derivados ou identificar o grau de capacidade de digerir a substância.

Sente desconforto ao ingerir leite, ou alimentos que tenham derivados? Procure seu médico e faça o teste de intolerância à lactose. O Laboratório Carlos Chagas realiza exames que podem te ajudar em um diagnóstico mais preciso, vem nos fazer uma visita sem compromisso.

Para entrar em contato e marcar um exame, clique aqui.

Outros artigos interessantes

Exame RT-PCR

Exame RT-PCR

Você com certeza conhece alguém ou já precisou fazer um teste para detectar o COVID-19, mas você sabia que existe um...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em Contato

carloschagas@carloschagasaraxa.com.br

Instagram
@carloschagas.araxa

Instituto de Patologia Carlos Chagas
Rua Capitão José Porfírio, 251 . Centro - Araxá-MG
(34) 3661-2899

Posto de Coleta Cardioclínica
Rua Antônio Alves da Costa, 65 . São Pedro - Araxá – MG
(34) 3662-2240

Posto de Coleta Emiliana Alves de Rezende
Av. Geraldo Tomaz de Aquino, 228 . Tapira – MG
(34)3633-1441

Posto de Coleta Santo Antônio
Av. Wilson Borges,755 . Santo Antônio - Araxá – MG
(34)3662-9515

Urgência 24 Horas: (34) 98826-1999

Horário de Funcionamento

Segunda à Sexta:
06:00 às 18:00h

Sábados
07:00 às 12:00h

Localização

Compartilhe!