Como é feito o teste oral de tolerância a glicose?

Mais complexo do que a maioria dos exames rotineiros, o teste oral de tolerância a glicose é solicitado para medir os índices de glicose no sangue em tempos determinados, após ingestão de sobrecarga desse componente.

Segundo as Diretrizes 2015-2016 da Sociedade Brasileira de Diabetes, o teste de tolerância à glicose, ou curva glicêmica, deve ser feito com coleta para diferenciação de glicemia em jejum e 120 minutos após a ingestão de glicose. Ele é um dos critérios utilizados para o diagnóstico de diabetes mellitus.

A indicação do exame para adultos e crianças fica a critério do médico. Gestantes entre a 24ª e a 28ª semana comumente realizam o exame para detectar a possibilidade de diabetes gestacional, mesmo que não exista histórico da doença.

Você tem casos de diabéticos na família, e fica na dúvida de como é feito o teste oral de tolerância a glicose? Acompanhe nosso texto e fique por dentro.

Como o teste é realizado

O processo do teste de tolerância à glicose envolve várias etapas, e pode durar algumas horas, o que exige muito mais cuidado por parte do laboratório.

A primeira etapa de coleta do sangue, começa com um jejum de oito horas. Em seguida, o paciente deve ingerir uma solução de glicose rapidamente (cerca de cinco minutos, no máximo em dez). Essa solução é própria para o exame e deve estar gelada e saborizada.

Após estas etapas, o paciente deve permanecer em repouso no laboratório e aguardar a próxima ou próximas coletas de sangue. Durante o repouso o paciente pode beber apenas água e não é permitido fumar.

O período entre as coletas de sangue é administrado pelo laboratório, que irá cronometrar e chamar o paciente quando for necessário coletar uma nova amostra de sangue. Cada uma delas é cuidadosamente etiquetada de acordo com a etapa do processo, o que permite o registro dos níveis de glicose no sangue em seus respectivos tempos e com segurança.

Quando o resultado do teste estiver pronto, ele deverá ser analisado por seu médico, que poderá interpretar o resultado da melhor forma com seus dados clínicos.

Ainda está com dúvidas de como é feito o teste oral de tolerância a glicose?? Esse exame realmente é mais complicado… Entre em contato, e fale com um de nossos atendentes!

Outros artigos interessantes

Exame RT-PCR

Exame RT-PCR

Você com certeza conhece alguém ou já precisou fazer um teste para detectar o COVID-19, mas você sabia que existe um...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em Contato

carloschagas@carloschagasaraxa.com.br

Instagram
@carloschagas.araxa

Instituto de Patologia Carlos Chagas
Rua Capitão José Porfírio, 251 . Centro - Araxá-MG
(34) 3661-2899

Posto de Coleta Cardioclínica
Rua Antônio Alves da Costa, 65 . São Pedro - Araxá – MG
(34) 3662-2240

Posto de Coleta Emiliana Alves de Rezende
Av. Geraldo Tomaz de Aquino, 228 . Tapira – MG
(34)3633-1441

Posto de Coleta Santo Antônio
Av. Wilson Borges,755 . Santo Antônio - Araxá – MG
(34)3662-9515

Urgência 24 Horas: (34) 98826-1999

Horário de Funcionamento

Segunda à Sexta:
06:00 às 18:00h

Sábados
07:00 às 12:00h

Localização

Compartilhe!