Exames mais desagradáveis de se fazer

O medo é algo muito relativo, e normalmente algumas pessoas tem mais sensibilidade para dor ou até mesmo pânico de agulha, o que acaba deixando exames rotineiros, simples para a maioria das pessoas, como uma das situações mais desagradáveis do seu dia.

Enquanto a maioria das pessoas, especialmente as crianças, tem medo de levar vacinas ou recolher amostras de sangue, no caso de pessoas com extremo medo de agulhas, a simples ideia de fazer uma dessas coisas desencadeia uma resposta imediata de ansiedade. Em casos muito graves de aicmofobia, a ansiedade ou sofrimento associado à condição pode interferir com a rotina diária, funcionamento ocupacional, relações sociais e pessoais.

Causas do medo de agulhas e de sangue

Ter medo de agulhas e de tirar sangue é comum, pois não é um ato muito confortável, mas ter um medo irracional a ponto de desmaiar ou ter um ataque de pânico com grandes crises de ansiedade, isso é anormal. É importante saber separar o medo normal do medo irracional. É normal que as crianças sintam esse medo por estar associado à dor e à doença. Muitas crianças sofrem de várias doenças durante o seu desenvolvimento, o que as leva ao médico e, assim, terem de levar injeções. O estado em que se encontram contribui para que tenham horror ao momento em que são picadas pela agulha. Só que as crianças não têm essa noção e a cura está, simplesmente, associada à dor. Da mesma forma que as vacinas, como prevenção das doenças, as leva novamente à picada da agulha e aí, uma vez mais, vão gravar no seu cérebro a ideia de que as agulhas e o sangue se relacionam com algo doloroso. A partir desse momento o medo fica instalado e exacerbado de forma irracional.

Procedimentos desagradáveis

Existem ainda situações necessárias para realização de exames que são bem desagradáveis…

Ficar com a bexiga cheia para realização de ultrassom, é uma delasBeber água é necessário nos exames de ultrassom de abdome total, aparelho urinário, próstata via abdominal e pélvica feminina. Isso porque quando a bexiga está cheia, é possível visualizar com mais clareza suas paredes e conteúdo, além de facilitar a visualização dos órgãos da pelve, como o útero, ovários e próstata.

Alguns exames para diagnósticos ligado ao intestino, como câncer por exemplo, também são listados como um dos mais desagradáveis, isso porque é necessário ser feito a limpeza prévia do intestino, sendo fundamental que o paciente faça dieta baseada apenas em líquidos por dois dias, antes da realização do exame… Ai que fome né?!!

Mas fique tranquilo, a maioria dos exames mais evasivos podem ser realizados com a utilização de algum tipo de anestesia…

Continue acompanhando nosso blog, e fique por dentro de assuntos ligados à saúde!

Outros artigos interessantes

Exame RT-PCR

Exame RT-PCR

Você com certeza conhece alguém ou já precisou fazer um teste para detectar o COVID-19, mas você sabia que existe um...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em Contato

carloschagas@carloschagasaraxa.com.br

Instagram
@carloschagas.araxa

Instituto de Patologia Carlos Chagas
Rua Capitão José Porfírio, 251 . Centro - Araxá-MG
(34) 3661-2899

Posto de Coleta Cardioclínica
Rua Antônio Alves da Costa, 65 . São Pedro - Araxá – MG
(34) 3662-2240

Posto de Coleta Emiliana Alves de Rezende
Av. Geraldo Tomaz de Aquino, 228 . Tapira – MG
(34)3633-1441

Posto de Coleta Santo Antônio
Av. Wilson Borges,755 . Santo Antônio - Araxá – MG
(34)3662-9515

Urgência 24 Horas: (34) 98826-1999

Horário de Funcionamento

Segunda à Sexta:
06:00 às 18:00h

Sábados
07:00 às 12:00h

Localização

Compartilhe!