Como identificar os sintomas da Diabetes

mãos da senhora testando insulina no sangue

Você desconfia que tem diabetes mas não tem certeza de como identificar os sintomas? Bom, você está no lugar certo, vamos te explicar tudo que você precisa saber.

Continue a leitura.

O que é a diabetes

A diabetes é uma doença metabólica: seu portador não consegue degradar moléculas de glicose corretamente, em velocidade suficiente, ou simplesmente não produz insulina. A glicose é um tipo de açúcar básico que ingerimos na alimentação, e é essencial para a vida, mas a alta taxa de glicose circulante no sangue, entretanto, pode provocar danos em órgãos como os rins, além de poder levar à amputação de membros inferiores e causar cegueira. Pacientes com hiperglicemia são mais suscetíveis a ataques cardíacos ou derrames também.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) acredita que 1 em cada 11 pessoas no mundo tem diabetes. Em 2014, a estatística apontava para 422 milhões de diabéticos, um salto em relação aos 108 milhões de 1980.

Só no Brasil, entre 2006 e 2016, segundo o Ministério da Saúde, houve um aumento de 60% no diagnóstico da doença, passando de 5,5% da população para alarmantes 8,9%.

Tipos de diabetes

Existem alguns tipos de diabetes: a tipo I, que é caracterizada pela baixa ou completa ausência da produção de insulina, a tipo II, definida como a resistência a esse hormônio, e a gestacional, que surge durante a gravidez e é muito parecida com a diabetes tipo II.

Causas da diabetes

São diversas as causas que podem desencadear esse problema, que variam de tipo para tipo. Defeito nas células beta do pâncreas, que produzem a insulina, erros genéticos quanto à produção da insulina, má alimentação e sobrepeso, infecções virais e até uso de drogas podem ser fatores desencadeantes para a diabetes.

Identificar sintomas da diabetes

Os principais sintomas dessa doença são: sede excessiva, muita vontade e urinar, aumento da fome, perda de peso e visão embaçada.

E você, apresenta algum dos sintomas da diabetes? Então procure um médico imediatamente.

Aqui no Instituto de Patologia Carlos Chagas oferecemos todos os exames necessários para um diagnóstico precoce da diabetes! Apesar de não ter cura, apenas com o controle é possível evitar as consequências negativas que essa doença pode causar no seu organismo.

Entre em contato e agende seu exame de diabetes clicando aqui.

Outros artigos interessantes

Exame RT-PCR

Exame RT-PCR

Você com certeza conhece alguém ou já precisou fazer um teste para detectar o COVID-19, mas você sabia que existe um...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em Contato

carloschagas@carloschagasaraxa.com.br

Instagram
@carloschagas.araxa

Instituto de Patologia Carlos Chagas
Rua Capitão José Porfírio, 251 . Centro - Araxá-MG
(34) 3661-2899

Posto de Coleta Cardioclínica
Rua Antônio Alves da Costa, 65 . São Pedro - Araxá – MG
(34) 3662-2240

Posto de Coleta Emiliana Alves de Rezende
Av. Geraldo Tomaz de Aquino, 228 . Tapira – MG
(34)3633-1441

Posto de Coleta Santo Antônio
Av. Wilson Borges,755 . Santo Antônio - Araxá – MG
(34)3662-9515

Urgência 24 Horas: (34) 98826-1999

Horário de Funcionamento

Segunda à Sexta:
06:00 às 18:00h

Sábados
07:00 às 12:00h

Localização

Compartilhe!