Doenças crônicas mais comuns no Brasil

As doenças crônicas mais comuns no Brasil são responsáveis por 70% das mortes no país, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Essas doenças possuem ligação com os fatores de riscos, ou seja, são condições e problemas que as pessoas criam para elas mesmas devido ao seu estilo de vida.

O uso abusivo de álcool, a obesidade, os níveis elevados do colesterol, tabagismo, má alimentação e o sedentarismo estão entre os grandes vilões e são eles que provocam doenças crônica nesses indivíduos. O IBGE também concluiu que de 10 brasileiros, quatro morrem por causa dessas doenças.

Mas afinal, quais são essas doenças?

Segue abaixo lista do IBGE, com as doenças crônicas mais comuns no Brasil.:

1. Hipertensão arterial

A hipertensão arterial, mais conhecida entre a população como pressão alta, é um problema crônico de alterações da pressão arterial, também é fator de risco mundial, porque ela desenvolve doenças cardiovasculares.

2. Dores na coluna

As dores na coluna afetam a maior parte da população, as dores costumam ser mais concentradas na região lombar.

3. Colesterol alto

O consumo exagerado de gorduras é o grande responsável pelo colesterol alto, devido ao excesso dessa gordura, surgem as doenças cardiovasculares.

4. Depressão

A depressão está entre as principais preocupações na área da saúde. Ela é um distúrbio afetivo que leva as pessoas ao desespero, isolamento, melancolia e uma tristeza profunda. Essa é uma doença que tem levado muitas pessoas ao suicídio.

5. Diabetes

O diabetes é uma disfunção do metabolismo provocado por hiperglicemia, ou seja, é a ausência de açúcar no sangue.

6. Artrite ou doenças reumáticas

A artrite (doenças reumáticas) é uma doença que não possui cura, porém, pode ser tratada, pois ela é causada por inflamação das articulações.

7. Câncer

O câncer é o nome utilizado para mais de 100 doenças. As células tornam-se anormais, crescendo de uma forma incontrolável e desordenada no organismo, invadindo os órgãos e tecidos do corpo.

8. Bronquite ou asma

A bronquite (asma) é uma doença crônica que inflama as principais vias aéreas, impedindo a passagem de ar para os pulmões.

9. Doença do coração (DVC)

Quando o coração perde a saúde, surgem as doenças cardiovasculares (DVC), esses problemas cardíacos aparecem porque o coração deixou de bombear o sangue na quantidade necessária para a manutenção do corpo. As doenças cardiovasculares também estão entre as que mais matam mundialmente.

10. Doença renal crônica

Quando os rins deixam de reduzir, filtrar e eliminar os líquidos que não serão utilizados pelo nosso organismo, ou mesmo quando sofremos alguma lesão nos rins por um determinado tempo, surge então a insuficiência renal crônica.

11. DORT

DORT (Distúrbio osteomuscular) e LER (lesões por esforços repetitivos) são doenças relacionadas ao trabalho. Também são degenerativas e cumulativas e são acompanhadas de muita dor ou incômodo. O uso excessivo de alguma parte do sistema musculoesquelético e o estresse são os principais responsáveis por essas doenças.

12. AVC

AVC (acidente vascular cerebral) é uma das doenças crônicas mais perigosas e que mata muitas pessoas pelo mundo. Ela entope ou rompe os vasos que levam o sangue até o cérebro. Geralmente, ela provoca perda de visão, paralisia, dores de cabeça e muitos outros males.

13. Cirrose

O surgimento de nódulo e de fibrose no fígado é considerado um tipo de cirrose, mas há diversos quadros de cirrose, tudo depende da lesão sofrida pelos órgãos e tecidos. O órgão tem suas funções paralisadas ou comprometidas com a doença, ele também pode torna-se duro e fibroso. Já as células do fígado são todas destruídas.

Já fez seu check-up anual? Entre em contato, clicando aqui, e tire todas as suas dúvidas sobre os exames necessários para estar em dia com a sua saúde.

Outros artigos interessantes

Exame RT-PCR

Exame RT-PCR

Você com certeza conhece alguém ou já precisou fazer um teste para detectar o COVID-19, mas você sabia que existe um...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em Contato

carloschagas@carloschagasaraxa.com.br

Instagram
@carloschagas.araxa

Instituto de Patologia Carlos Chagas
Rua Capitão José Porfírio, 251 . Centro - Araxá-MG
(34) 3661-2899

Posto de Coleta Cardioclínica
Rua Antônio Alves da Costa, 65 . São Pedro - Araxá – MG
(34) 3662-2240

Posto de Coleta Emiliana Alves de Rezende
Av. Geraldo Tomaz de Aquino, 228 . Tapira – MG
(34)3633-1441

Posto de Coleta Santo Antônio
Av. Wilson Borges,755 . Santo Antônio - Araxá – MG
(34)3662-9515

Urgência 24 Horas: (34) 98826-1999

Horário de Funcionamento

Segunda à Sexta:
06:00 às 18:00h

Sábados
07:00 às 12:00h

Localização

Compartilhe!