Como e por que envelhecemos?

Todas as células do corpo humano nascem com um tempo de vida determinado, e é por isso que envelhecemos.É como se existisse uma espécie de relógio, que determina a capacidade daquele organismo de viver. Mas a velocidade com que os ponteiros andam depende da herança genética de cada um e da influência de fatores externos.

Mas é claro, que situações que aumentam a exposição à fatores de risco, como obesidade, má alimentação, sedentarismo e stress, acelera o processo de envelhecimento. O avanço da medicina tem ajudado a atrasar um pouco esses reloginhos, até mesmo os daquelas pessoas que já nascem com alguma predisposição a problemas de saúde.

Um bom exemplo são os diabéticos, que morriam mais cedo há algumas décadas simplesmente porque não havia um conhecimento sólido sobre a doença nem tantos remédios como existem hoje. Mas também não adianta tentar esticar a linha do tempo além do que o corpo aguenta. Por mais que médicos e cientistas invistam em pesquisas nas próximas décadas, sonhar em viver até os 150 anos, por exemplo, parece uma meta quase impossível de ser alcançada.

Hoje, o limite conhecido está na casa dos 120 anos. Após essa idade, os ossos já estão fracos, o pâncreas para de produzir insulina e os tecidos se deterioram – a ponto de transformar células boas em células cancerígenas. Mesmo sem doenças, o organismo morre por “esgotamento”. É claro que existem aqueles velhinhos que, de tão fortes, fogem de infecções, passam por acidentes, cirurgias e se recuperam em pouquíssimo tempo.

Mas, afinal, por que nós envelhecemos?

Questionar as razões para o envelhecimento vai além de uma preocupação com os sinais visíveis da idade ou problemas de saúde. As dúvidas para a pergunta cruel também se justificam através do funcionamento do organismo humano.  Isso porque as células do nosso corpo se renovam constantemente, mas isso não evita que os cabelos brancos, marcas de expressão, manchas na pele ou outros sinais se tornem mais acentuados com o tempo.

A questão é que essa passagem do tempo contribui para que esse processo de renovação celular se torne gradativamente menos eficiente. Além disso, informações do nosso DNA determinam um prazo, algo similar a uma “validade” às nossas células.

Assim, elas vão deixando de desempenhar suas funções normais, o que se reflete no envelhecimento de todo o nosso organismo. Como é possível entender, um processo natural.

Então, antes de buscar ajuda da ciência para fazer as pazes com o espelho, lembre-se de que você não é a única pessoa, no mundo… Todos nós envelhecemos. Isso nos ajuda a ver novas etapas da vida em perspectiva e aceitar melhor as linhas de tratamento – e o prazo para seus efeitos – que escolhemos utilizar.

Cada organismo tem sua capacidade e as doenças podem ser mais agressivas em uma pessoa que em outra, assim como os sinais da passagem do tempo, como rugas e cabelo branco.

Além dessa herança celular, dá para se ter alguma ideia do quanto alguém vai viver observando seu histórico familiar. Portanto, se você tem parentes com 90 anos ou mais, é bom começar a fazer vários planos para a velhice, pois tudo indica que você ainda vai longe…

Interessante não é mesmo? Continue acompanhando nosso blog

Outros artigos interessantes

Exame RT-PCR

Exame RT-PCR

Você com certeza conhece alguém ou já precisou fazer um teste para detectar o COVID-19, mas você sabia que existe um...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em Contato

carloschagas@carloschagasaraxa.com.br

Instagram
@carloschagas.araxa

Instituto de Patologia Carlos Chagas
Rua Capitão José Porfírio, 251 . Centro - Araxá-MG
(34) 3661-2899

Posto de Coleta Cardioclínica
Rua Antônio Alves da Costa, 65 . São Pedro - Araxá – MG
(34) 3662-2240

Posto de Coleta Emiliana Alves de Rezende
Av. Geraldo Tomaz de Aquino, 228 . Tapira – MG
(34)3633-1441

Posto de Coleta Santo Antônio
Av. Wilson Borges,755 . Santo Antônio - Araxá – MG
(34)3662-9515

Urgência 24 Horas: (34) 98826-1999

Horário de Funcionamento

Segunda à Sexta:
06:00 às 18:00h

Sábados
07:00 às 12:00h

Localização

Compartilhe!