Exame de glicemia, como funciona

Quer saber como funciona o exame de glicemia? Ele é aquele que mede o nível de glicose (taxa de açúcares) na corrente sanguínea e é um importante exame para a detecção de diabetes. Confira abaixo como ele funciona e qual sua importância.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, 13 milhões de pessoas têm diabetes hoje no Brasil, o que representa 6,9% da população. É uma das doenças que mais cresce, segundo estimativas da Federação Internacional de Diabetes, até 2045, 629 milhões de pessoas terão Diabetes no mundo todo. Por isso, o diagnóstico precoce é de extrema importância para a prevenção e os cuidados necessários com a doença, tornando o exame de glicemia de extrema importância.

Como funciona

Funciona assim: ao medir o açúcar no sangue em jejum, o organismo fornece pistas vitais sobre como o corpo está gerenciando os níveis de açúcar. O açúcar no sangue tende a atingir o pico cerca de uma hora depois de comer, e declina depois disso.

Para que serve o exame de glicemia

O exame de glicemia faz parte de muitos exames de rotina e é utilizado para detectar doenças como hipoglicemia, hiperglicemia e também para o diagnóstico e acompanhamento da diabetes.

Além disso, para um resultado mais preciso pode ser solicitado com outros exames que também identificam essas alterações, como o de hemoglobina glicada e teste de tolerância oral à glicose (TTOG).

Detectando níveis altos de glicose

O aumento do nível de glicose no sangue pode ocorrer de maneira silenciosa fazendo com que o organismo deixe de produzir insulina suficiente para o seu funcionamento, desenvolvendo doenças como o diabetes tipo 1 e tipo 2.

O diabetes é uma doença crônica que compromete o funcionamento do pâncreas e a produção de insulina, hormônio que controla a taxa de açúcar no sangue. Em alguns casos, permanece sem sintomas por um período de tempo, podendo ocasionar complicações graves ao paciente quando não tratada corretamente.

É preciso estar atento a algumas condições e alterações nos organismos, que devem ser investigadas para auxiliar no diagnóstico.

Os sintomas dos níveis elevados de glicose no sangue incluem:

  • Sede aumentada;
  • Micção mais frequente;
  • Visão embaçada;
  • Fadiga;
  • Feridas que demoram a cicatrizar.

Os sintomas de baixos níveis de glicose no sangue incluem:

  • Ansiedade;
  • Suor;
  • Tremores;
  • Fome;
  • Confusão.

Você também pode precisar de um exame de glicemia se tiver certos fatores de risco para diabetes. Esses fatores incluem:

  • Estar acima do peso;
  • Falta de exercício;
  • Membro da família com diabetes;
  • Pressão alta;
  • Doença cardíaca.

Se você estiver grávida, você provavelmente fará um exame de glicemia entre a 24ª e a 28ª semana de sua gravidez para verificar se há diabetes gestacional. O diabetes gestacional é uma forma de diabetes que ocorre apenas durante a gravidez.

Cuide da sua saúde, aqui no Laboratório Carlos Chagas você pode contar com uma equipe experiente e qualificada para a realização do exame de glicemia. Ele pode ser feito também através da coleta domiciliar, entre em contato, clicando aqui, e tire suas principais dúvidas!

Outros artigos interessantes

Exame RT-PCR

Exame RT-PCR

Você com certeza conhece alguém ou já precisou fazer um teste para detectar o COVID-19, mas você sabia que existe um...

1 Comentário

  1. juliano

    oi. gostei muito do seu site, vou verificar toda semana as atualizações.Obrigado

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em Contato

carloschagas@carloschagasaraxa.com.br

Instagram
@carloschagas.araxa

Instituto de Patologia Carlos Chagas
Rua Capitão José Porfírio, 251 . Centro - Araxá-MG
(34) 3661-2899

Posto de Coleta Cardioclínica
Rua Antônio Alves da Costa, 65 . São Pedro - Araxá – MG
(34) 3662-2240

Posto de Coleta Emiliana Alves de Rezende
Av. Geraldo Tomaz de Aquino, 228 . Tapira – MG
(34)3633-1441

Posto de Coleta Santo Antônio
Av. Wilson Borges,755 . Santo Antônio - Araxá – MG
(34)3662-9515

Urgência 24 Horas: (34) 98826-1999

Horário de Funcionamento

Segunda à Sexta:
06:00 às 18:00h

Sábados
07:00 às 12:00h

Localização

Compartilhe!