Exame de sangue dói?

A coleta de sangue consiste em uma pequena amostra de sangue, colhida em laboratórios. Para algumas pessoas, uma habito tão comum é sempre um momento de stress… Mas afinal, exame de sangue dói?

Primeiramente, vale reforçar que é a partir da coleta que se possibilita a análise do sangue, podendo se obter inúmeras informações importantes sobre doenças e funções orgânicas do ser humano.

Voltando a questão principal desse texto…Exame de sangue dói?

Sim, coletar sangue pode doer, mas lembre-se:  o procedimento é bem rápido. Contudo, a ausência ou não da dor depende da sensibilidade de cada pessoa e da competência do técnico de coleta.

Existem diversos sistemas de coleta de amostra sanguínea. Entretanto, é fundamental que todas as etapas da coleta sejam realizadas de maneira eficaz e ao mesmo tempo segura, já que esses fatores podem interferir nos resultados.

O sistema de coleta a vácuo

Atualmente, o sistema de coleta a vácuo é considerado o de maior qualidade e eficiência e traz inúmeras vantagens, quando comparado ao sistema tradicional de coleta, o sistema com seringa e agulha.

O sistema de coleta a vácuo é capaz de padronizar as melhores condições de funcionamento, assim como busca melhor assegurar o momento da coleta e a qualidade da amostra. Esse tipo de sistema traz algumas vantagens importantes:

Diminui os riscos de contaminação

Os riscos de contaminação com o sistema de coleta a vácuo são bem menores, já que não há manuseio com a amostra de sangue.

No sistema de agulha e seringa, há um maior risco de contato com a amostra de sangue, em decorrência do transporte do sangue para o tubo e depois para o descarte.

Entretanto, no sistema de coleta a vácuo, o técnico laboratorial não realiza esse transporte da amostra, já que o sangue é transportado diretamente para o tubo de coleta.

O sistema funciona de maneira menos invasiva e muito mais rápida, além de evitar problemas como troca de materiais. Além disso, os tubos de coleta são de fácil manuseio e a coleta de múltiplas amostras pode ser feita por uma única punção das veias.

A amostra pode ser analisada com maior qualidade

A qualidade da amostra obtida pelo sistema a vácuo é muito superior do que a amostra do sistema de agulha e seringa proporcionando maior segurança na fase pré-analítica.

Outra vantagem é que o sistema oferece maior garantia ao aspirar um volume de sangue proporcional à quantidade ao aditivo do tubo da amostra. Dessa forma, alguns erros podem ser evitados, como a formação de microcoágulos, hemodiluição, hemólise e a obtenção insatisfatória da amostra para a realização do exame.

Já sabe onde realizar seus exames? O Laboratório Carlos Chagas utiliza o sistema de coleta à vácuo e proporciona maior segurança e eficácia nos resultados. Entre em contato com nossa equipe para agendar os seus exames.

Outros artigos interessantes

Exame RT-PCR

Exame RT-PCR

Você com certeza conhece alguém ou já precisou fazer um teste para detectar o COVID-19, mas você sabia que existe um...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em Contato

carloschagas@carloschagasaraxa.com.br

Instagram
@carloschagas.araxa

Instituto de Patologia Carlos Chagas
Rua Capitão José Porfírio, 251 . Centro - Araxá-MG
(34) 3661-2899

Posto de Coleta Cardioclínica
Rua Antônio Alves da Costa, 65 . São Pedro - Araxá – MG
(34) 3662-2240

Posto de Coleta Emiliana Alves de Rezende
Av. Geraldo Tomaz de Aquino, 228 . Tapira – MG
(34)3633-1441

Posto de Coleta Santo Antônio
Av. Wilson Borges,755 . Santo Antônio - Araxá – MG
(34)3662-9515

Urgência 24 Horas: (34) 98826-1999

Horário de Funcionamento

Segunda à Sexta:
06:00 às 18:00h

Sábados
07:00 às 12:00h

Localização

Compartilhe!