Exame de sorologia: para que serve e quando fazer?

Você sabe para que serve o exame de sorologia e quando fazê-lo? É através do exame de sorologia que se torna possível a detecção de doenças como COVID-19, Sífilis, Dengue, Herpes, HIV, Raiva, Toxoplasmose e várias outras.  

A sorologia está relacionada ao estudo analítico do soro sanguíneo e serve para identificar a presença de antígenos pertencentes a vários microrganismos e de anticorpos que são desenvolvidos como resposta à presença destes agentes infecciosos no sangue do paciente.

Mas afinal, o que é antígeno e anticorpo?

Antígeno: É qualquer substância que ao entrar em um organismo é capaz de estimular o sistema imune a produzir anticorpos.

Anticorpos: São proteínas (imunoglobulinas) que atuam no sistema imunológico como defensoras do organismo contra vírus, bactérias e outros tipos de doenças.

Como é feito o exame de sorologia?

A análise do soro é feita a partir da amostra de sangue do paciente. O material é levado à área técnica, e após separar as células sanguíneas do soro, no soro será pesquisada a presença de antígenos ou anticorpos suspeitos, através de equipamentos próprios para cada tipo de exame; daí o nome sorologia.

Os principais anticorpos pesquisados são a Imunoglobulina M (IgM) e Imunoglobulina G (IgG). A, IgM, é produzida quando o corpo é infectado pelo agente infeccioso. Já a IgG é produzida para defender o organismo, funcionando como defesa tardia contra a presença do microrganismo, como uma cicatriz imunológica, que defende o organismo de ataques futuros do mesmo agente, este é o princípio das vacinas.

Interpretação dos resultados

  • IgG e IgM negativos: indicam que o paciente nunca teve contato com o agente causador da doença, nem por meio de vacina nem por outras contaminações;
  • IgG e IgM positivos: indicam uma infecção em estágios mais avançados;
  • IgG negativo e IgM positivo: infecção em estágio inicial;
  • IgG positivo e IgM negativo: representa uma infecção antiga, com duração de meses ou até mesmo anos. Além disso, pode indicar o sucesso da produção de anticorpos ao receber uma vacina.

Quando fazer o exame de sorologia?

Se o paciente apresentar sintomas que indicam a presença de um vírus ou uma bactéria no organismo é indicado que ele procure logo um médico ou um laboratório para realizar o exame.

A vantagem é utilizar o exame de sorologia para diagnosticar patologias logo nos estágios iniciais. Dessa forma, o profissional médico consegue indicar o tratamento mais adequado, aumentando as chances de cura ou amenizar os sintomas, o exame também é uma maneira indireta de atuar no combate do contágio.

Ainda em dúvida sobre o exame de sorologia, para que ele serve e quando fazer? Entre em contato com um de nossos atendentes, clicando aqui!

Outros artigos interessantes

Exame RT-PCR

Exame RT-PCR

Você com certeza conhece alguém ou já precisou fazer um teste para detectar o COVID-19, mas você sabia que existe um...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em Contato

carloschagas@carloschagasaraxa.com.br

Instagram
@carloschagas.araxa

Instituto de Patologia Carlos Chagas
Rua Capitão José Porfírio, 251 . Centro - Araxá-MG
(34) 3661-2899

Posto de Coleta Cardioclínica
Rua Antônio Alves da Costa, 65 . São Pedro - Araxá – MG
(34) 3662-2240

Posto de Coleta Emiliana Alves de Rezende
Av. Geraldo Tomaz de Aquino, 228 . Tapira – MG
(34)3633-1441

Posto de Coleta Santo Antônio
Av. Wilson Borges,755 . Santo Antônio - Araxá – MG
(34)3662-9515

Urgência 24 Horas: (34) 98826-1999

Horário de Funcionamento

Segunda à Sexta:
06:00 às 18:00h

Sábados
07:00 às 12:00h

Localização

Compartilhe!