Exame de TSH Ultra Sensível, saiba o que é

O exame TSH serve para avaliar a função da tireoide e normalmente é pedido pelo clínico geral ou endocrinologista visando analisar se está glândula está funcionando corretamente. Em caso de hipotireoidismo, hipertireoidismo, ou no seguimento em caso de câncer diferenciado de tireoide, como o folicular ou papilífero, por exemplo, o exame de TSH Ultra Sensível mostrará resultados alterados, alertando o médico.

O hormônio tireoestimulante (TSH) é produzido pela hipófise e tem como finalidade estimular a tireoide a produzir os hormônios T3 e T4. Siga com a leitura, e entenda sobre o exame de TSH Ultra Sensível, saiba o que é.

Resultados

TSH alto

  • Hipotireoidismo: Na maioria das vezes o TSH alto indica que a tireoide não está produzindo hormônio suficiente, e por isso a hipófise, tenta compensar isso aumentando os níveis de TSH no sangue para que a tireoide exerça sua função de forma adequada. Uma das características do hipotireoidismo é o TSH alto e o T4 baixo, e pode indicar hipotireoidismo subclínico quando o TSH está alto, mas o T4 está dentro do normal.
  • Remédios: O uso de baixas doses de medicamentos contra o hipotireoidismo ou outros remédios, como por exemplo Propranolol, Furosemida, Lítio e medicamentos com iodo, podem aumentar a concentração de TSH no sangue.
  • Tumor na hipófise também pode causar o aumento do TSH. 

Os sintomas relacionados ao TSH alto são os típicos do hipotireoidismo, como cansaço, aumento de peso, prisão de ventre, sensação de frio, aumento de pêlos na face, dificuldade de concentração, pele seca, cabelos e unhas frágeis e quebradiças.

TSH baixo 

  • Hipertireoidismo: O TSH baixo normalmente indica que a tireoide está produzindo T3 e T4 de forma excessiva, aumentado estes valores, e por isso a hipófise diminui a liberação do TSH para tentar regular a função da tireoide.
  • Uso de medicamentos: Quando a dose do medicamento contra hipotireoidismo está alta demais, os valores do TSH ficam abaixo do ideal. Outros remédios que podem causar TSH baixo são: AAS, corticoides, agonistas dopaminérgicos, fenclofenaco, heparina, metformina, nifedipina ou piridoxina, por exemplo. 
  • Tumor na hipófise também pode levar ao TSH baixo.

Os sintomas relacionados ao TSH baixo são os típicos do hipertireoidismo, como agitação, palpitação cardíaca, insônia, perda de peso, nervosismo, tremores e diminuição da massa muscular. Nesse caso é normal o TSH estar baixo, e o T4 alto, mas se o T4 ainda estiver entre 01 e 04 μUI/mL, isso pode indicar hipertireoidismo subclínico. TSH baixo e T4 baixo, pode indicar anorexia nervosa, por exemplo, mas em todo caso o diagnóstico é dado pelo médico que solicitou o exame.

Como é feito o exame do TSH 

O exame de TSH é feito a partir de uma pequena amostra de sangue, que deve ser coletada em jejum de pelo menos 4 horas. O sangue coletado é enviado para laboratório para análise.

O melhor horário para fazer esse exame é pela manhã, já que a concentração de TSH no sangue varia ao longo do dia. Antes de realizar o exame é importante indicar o uso de algum remédio, especialmente os remédios para tireoide, já que os mesmos podem interferir no resultado do exame.

O que é TSH ultra sensível

O exame TSH ultra sensível é um método de diagnóstico mais avançado que consegue detectar quantidades mínimas de TSH no sangue, que o exame normal não seria capaz de identificar. O método de diagnostico utilizado nos laboratórios é bastante sensível e específico, sendo o exame de TSH ultra sensível normalmente utilizado na rotina.

Conseguiu entender um pouco mais sobre o exame TSH ultra sensível? Continue seguindo nosso blog e fique por dentro de assuntos relacionados à saúde.

Outros artigos interessantes

Exame RT-PCR

Exame RT-PCR

Você com certeza conhece alguém ou já precisou fazer um teste para detectar o COVID-19, mas você sabia que existe um...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em Contato

carloschagas@carloschagasaraxa.com.br

Instagram
@carloschagas.araxa

Instituto de Patologia Carlos Chagas
Rua Capitão José Porfírio, 251 . Centro - Araxá-MG
(34) 3661-2899

Posto de Coleta Cardioclínica
Rua Antônio Alves da Costa, 65 . São Pedro - Araxá – MG
(34) 3662-2240

Posto de Coleta Emiliana Alves de Rezende
Av. Geraldo Tomaz de Aquino, 228 . Tapira – MG
(34)3633-1441

Posto de Coleta Santo Antônio
Av. Wilson Borges,755 . Santo Antônio - Araxá – MG
(34)3662-9515

Urgência 24 Horas: (34) 98826-1999

Horário de Funcionamento

Segunda à Sexta:
06:00 às 18:00h

Sábados
07:00 às 12:00h

Localização

Compartilhe!