Exame que investiga vitamina D

Todo organismo precisa de vitaminas para funcionar! Elas são substâncias orgânicas que mantém o sistema imunológico saudável, auxiliando no crescimento das pessoas e no seu metabolismo – a função de transformar proteína em energia, por exemplo.

Nem todo mundo está com o corpo ok. As vezes faltam vitaminas, o que pode comprometer o funcionamento do organismo (problemas de visão ou musculares, dentre outros).

Um detalhe interessante sobre as vitaminas é que o corpo humano é incapaz de sintetizá-las. Ou seja, do alimento ela não é retirada pura, em larga escala, isolada de outros componentes do alimento ingerido. Portanto, dada esta incapacidade de sintetização humana, é necessária a ingestão da vitamina já isolada. Isto, é claro, através de uma dieta equilibrada e fragmentada em quantidades ideais, junto com o alimento.

Em geral, as vitaminas auxiliam nas funções musculares, e por isto são ingestão obrigatória de atletas e fisiculturistas. Também beneficiam a pele e, como já foi dito aqui, dão um upgrade no sistema imunológico, prevenindo doenças, principalmente a “campeã” dentre as pessoas com carência vitamínica: a anemia.

Vitamina D

As vitaminas são, você já sabe, substâncias orgânicas, e como tal formadas por moléculas que reagem em cadeia com enzimas e outras células. Com a Vitamina D também se dá assim, com o referencial específico de que  na sua formação química há reações fotolíticas e enzimáticas específicas, que canalizam radiações ultravioletas do sol, transformando-a em energia.  A ingestão de Vitamina D potencializa o ganho desta energia, que também pode se dar através de alimentação – mas aí, como você já viu, a vitamina não chega isolada ao seu corpo. O mais legal é busca-la através da luz solar ou da suplementação alimentar através de produto específico, o que vai dar um gás no treino de qualquer atleta.

Você está em dúvida sobre qual exame que investiga a vitamina D ? Aqui no Laboratório Carlos Chagas realizamos esse exame…. Entenda um pouco mais:

Exame que investiga vitamina D

O exame de vitamina D, também conhecido como exame de hidroxivitamina D ou 25(OH)D, tem como objetivo verificar a concentração de vitamina D no sangue, já que é uma vitamina essencial para a regulação dos níveis de fósforo e cálcio no sangue.

Esse exame normalmente é solicitado pelo médico para monitorar a terapia de reposição com vitamina D ou quando há sinais e sintomas relacionados à descalcificação óssea, como dor e fraqueza muscular, por exemplo, sendo na maioria das vezes solicitado juntamente com a dosagem de cálcio, PTH e fósforo no sangue.

Quer conferir como está sua vitamina D? Clique aqui e converse com uma de nossas atendentes…

Outros artigos interessantes

Exame RT-PCR

Exame RT-PCR

Você com certeza conhece alguém ou já precisou fazer um teste para detectar o COVID-19, mas você sabia que existe um...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em Contato

carloschagas@carloschagasaraxa.com.br

Instagram
@carloschagas.araxa

Instituto de Patologia Carlos Chagas
Rua Capitão José Porfírio, 251 . Centro - Araxá-MG
(34) 3661-2899

Posto de Coleta Cardioclínica
Rua Antônio Alves da Costa, 65 . São Pedro - Araxá – MG
(34) 3662-2240

Posto de Coleta Emiliana Alves de Rezende
Av. Geraldo Tomaz de Aquino, 228 . Tapira – MG
(34)3633-1441

Posto de Coleta Santo Antônio
Av. Wilson Borges,755 . Santo Antônio - Araxá – MG
(34)3662-9515

Urgência 24 Horas: (34) 98826-1999

Horário de Funcionamento

Segunda à Sexta:
06:00 às 18:00h

Sábados
07:00 às 12:00h

Localização

Compartilhe!