Exames laboratoriais mais recomendados

Estar sempre em alerta e manter acompanhamento contínuo da saúde é fundamental para evitar doenças e outras complicações no organismo. Alguns exames laboratoriais são mais recomendados, mas o ideal é solicitar um checkup completo ao médico, pelo menos, uma vez ao ano.

Os exames mais recomendados nos consultórios são os laboratoriais (aqueles que passam por uma análise em laboratórios especializados) pois permitem fazer diagnósticos precoces e identificar causas de enfermidades.

Com o avanço tecnológico, o resultado desses exames pode ficar pronto em apenas alguns dias, agilidade fundamental na área da saúde. E para garantir que não haja nenhuma falha no resultado, o paciente precisa seguir algumas recomendações básicas, como ficar em jejum e evitar certos tipos de alimentos dias antes. Tudo vai depender do tipo de exame e do quadro clínica de cada pessoa.

Se você tem dúvidas sobre quais são os exames mais comuns na hora do checkup ou sobre a função de cada um deles, confira a lista que o Laboratório Carlos Chagas preparou com os dez exames mais recomendados pelos médicos:

Exames de sangue

Hemograma: Exame de sangue para checar a saúde geral do paciente. Identifica problemas como anemia, infecções e inflamações a partir da contagem de três tipos de célula (plaquetas vermelhas, glóbulos vermelhos e glóbulos brancos).

Glicemia: É feito para medir o nível de glicose no sangue do paciente. Ajuda a diagnosticar o diabetes ou monitorar a saúde das pessoas que já foram diagnosticadas com a doenças.

Colesterol: Mostra os níveis de colesterol e triglicérides na corrente sanguínea. O colesterol é um tipo de gordura produzido pelo fígado e que é importante produzir hormônios e vitaminas. Se o nível de colesterol estiver muito alto, passa a ser prejudicial para a saúde, gerando doenças cardiovasculares e outras complicações. Os triglicerídeos são outro tipo de gordura do organismo que, se estiver em índices muito elevados, podem causar risco ao coração, levar à obesidade.

Creatinina e ureia: Exame para verificar o funcionamento dos rins. Se essas substâncias, presentes na corrente sanguínea, estiverem em níveis muito altos, os rins podem perder a capacidade de filtrar o sangue.

T4 livre e TSH: Avaliam a tireoide, órgão localizado no pescoço. Quando não está funcionando corretamente, a tireoide pode causar o hipotireoidismo ou o hipertireoidismo.

Ácido Úrico: Permite verificar a dosagem de ácido úrico na corrente sanguínea e fazer o diagnóstico de doenças como a gota ou cálculos renais.

TGO e THP: Indica se o paciente tem alguma doença no fígado, como a cirrose.

Exames de urina

Urina Tipo 1: Um dos mais indicados para fazer o checkup da função renal. Permite encontrar doenças e infecções na urina.

Urocultura: Com esse exame, é possível detectar infecções urinárias e as bactérias causadoras. Permite ao médico não só diagnosticar o problema, como recomendar o tratamento mais eficaz para o paciente.

Exame de fezes

Se a sua saúde não vai bem, o médico pode pedir a amostra das fezes para avaliar o sistema digestivo e a presença de vírus e bactérias.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato, clicando aqui, e fale com um de nossos atendentes.

Outros artigos interessantes

Exame RT-PCR

Exame RT-PCR

Você com certeza conhece alguém ou já precisou fazer um teste para detectar o COVID-19, mas você sabia que existe um...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em Contato

carloschagas@carloschagasaraxa.com.br

Instagram
@carloschagas.araxa

Instituto de Patologia Carlos Chagas
Rua Capitão José Porfírio, 251 . Centro - Araxá-MG
(34) 3661-2899

Posto de Coleta Cardioclínica
Rua Antônio Alves da Costa, 65 . São Pedro - Araxá – MG
(34) 3662-2240

Posto de Coleta Emiliana Alves de Rezende
Av. Geraldo Tomaz de Aquino, 228 . Tapira – MG
(34)3633-1441

Posto de Coleta Santo Antônio
Av. Wilson Borges,755 . Santo Antônio - Araxá – MG
(34)3662-9515

Urgência 24 Horas: (34) 98826-1999

Horário de Funcionamento

Segunda à Sexta:
06:00 às 18:00h

Sábados
07:00 às 12:00h

Localização

Compartilhe!