Exame de covid-19 pode dar falso positivo?

A confiabilidade dos testes rápidos para detectar o novo coronavírus já era colocada em cheque antes mesmo da chegada das primeiras unidades no Brasil, importadas pelo Ministério da Saúde. Mas afinal, os testes são de confiança? O exame de covid-19 pode dar falso positivo?

Conforme avançaram as estratégias de combate e identificação do novo coronavírus no país, a forma de exame, através do teste rápido, se tornou cada vez mais comum nos municípios. Os testes são considerados essenciais pelos órgãos de saúde para mapeamento ágil de pessoas contagiadas com a Covid-19. Porém, ainda é alvo de questionamentos e dúvidas em relação a sua efetividade.

Pacientes têm relatado resultados desconformes quando são submetidos ao exame. Em uma primeira amostra, o resultado aponta em alguns casos que a pessoa está portando o vírus ou já teve contato com o mesmo. Ao realizar um novo teste, a surpresa: resultado negativo. O contrário também pode ocorrer. São os chamados falso positivo ou falso negativo

A maior variação acontece no teste rápido, pois existem inúmeras variáveis que podem interferir no resultado do teste. No mundo há diferentes marcas dos sorológicos, os chamados testes rápidos. E não se sabe ao certo ainda, a sensibilidade e a especificidade de cada um deles.

Vale reforçar que os testes rápidos são utilizados para identificar anticorpos, demonstrando se a pessoa já teve ou não contato com o vírus. Para dar positivo, precisa um tempo para desenvolver os anticorpos, que são dois tipos: o IgG e o IgM. O IgM, geralmente ele fica positivo do 7º ao 9º dia, então se fizer muito cedo, o resultado será negativo, porque não foram “criados” anticorpo ainda.

Cautela

Tomando-se como base uma verificação analítica, a interpretação de um resultado negativo deve ser analisado com cautela, especialmente se a coleta for realizada antes do sétimo dia de doença (fase aguda). Devido a sua baixa acurácia, esses testes rápidos não devem ser utilizados para triagem de quadros respiratórios causados pelo SARS-CoV-2.

Por outro lado, diante de um resultado reagente (positivo), pode existir uma maior confiança em relação ao diagnóstico, apesar de não poderem ser utilizados como evidência inequívoca de infecção. Deve-se ter em mente a possibilidade de reações cruzadas com outras coronaroviroses, além de outras causas de falso positivo.

Assim como todo exame laboratorial, possíveis interferentes e limitações do teste devem ser levadas em conta quando da sua interpretação. Seus resultados devem ser sempre analisados junto ao período de coleta (fase evolutiva), ao quadro clínico-epidemiológico, exames de imagem e outros exames laboratoriais.

Acima de tudo, os exames devem ser realizados em laboratórios de confiança, que possuem processos de segurança e análise de qualidade do material utilizado para diagnósticos. O laboratório Carlos Chagas possui inúmeros certificados de qualidade, sendo o principal deles o ISO9001, norma internacionalmente reconhecida que certifica o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) do nosso estabelecimento.

Tem dúvidas sobre a realização do exame do Covid-19? Entre em contato, clicando aqui, e fale com um de nossos atendentes!

Outros artigos interessantes

Exame RT-PCR

Exame RT-PCR

Você com certeza conhece alguém ou já precisou fazer um teste para detectar o COVID-19, mas você sabia que existe um...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em Contato

carloschagas@carloschagasaraxa.com.br

Instagram
@carloschagas.araxa

Instituto de Patologia Carlos Chagas
Rua Capitão José Porfírio, 251 . Centro - Araxá-MG
(34) 3661-2899

Posto de Coleta Cardioclínica
Rua Antônio Alves da Costa, 65 . São Pedro - Araxá – MG
(34) 3662-2240

Posto de Coleta Emiliana Alves de Rezende
Av. Geraldo Tomaz de Aquino, 228 . Tapira – MG
(34)3633-1441

Posto de Coleta Santo Antônio
Av. Wilson Borges,755 . Santo Antônio - Araxá – MG
(34)3662-9515

Urgência 24 Horas: (34) 98826-1999

Horário de Funcionamento

Segunda à Sexta:
06:00 às 18:00h

Sábados
07:00 às 12:00h

Localização

Compartilhe!