Como é realizado o exame de glicose?

O exame de glicose ou glicemia em jejum é aquele que mede o nível de glicose (taxa de açúcares) na corrente sanguínea, feito a partir de uma coleta do sangue venoso e de um período de 8 horas de jejum sem alimentos ou bebidas, exceto água.

O exame de glicose faz parte de muitos exames de rotina e é utilizado para detectar doenças como hipoglicemia, hiperglicemia e também para o diagnóstico e acompanhamento da diabetes. Além disso, para um resultado mais preciso pode ser solicitado com outros exames que também identificam essas alterações, como o de hemoglobina glicada e teste de tolerância oral à glicose (TTOG).

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, 13 milhões de pessoas vivem com a doença hoje no Brasil, o que representa 6,9% da população. É uma das doenças que mais cresce, segundo estimativas da Federação Internacional de Diabetes, até 2045, 629 milhões de pessoas terão Diabetes no mundo todo. Por isso, o diagnóstico precoce é de extrema importância para a prevenção e os cuidados necessários com a doença.

Quando o exame de glicose é solicitado?

Existem alguns sintomas comuns do diabetes que são:

  • Poliúria (urinar a toda hora).
  • Polidipsia (excessiva sensação de sede).
  • Cansaço e falta de energia.
  • Perda de peso.
  • Polifagia ou hiperfagia (fome frequente).
  • Visão embaçada.
  • Cicatrização lenta.
  • Infecções frequentes.
  • Mau hálito.
  • Cetoacidose diabética.

Quando esses sintomas aparecem o médico pede alguns exames para ajudar no diagnóstico, dentre eles o exame de glicose que vai analisar o aumento do nível de glicose no sangue, que pode fazer com que o organismo deixe de produzir insulina suficiente para o seu funcionamento, desenvolvendo doenças como o diabetes tipo 1 e tipo 2.

O diabetes é uma doença crônica que compromete o funcionamento do pâncreas e a produção de insulina, hormônio que controle a taxa de açúcar no sangue. Em alguns casos, permanece sem sintomas por um período de tempo, podendo ocasionar complicações graves ao paciente quando não tratada corretamente.

Quando os valores de glicemia se encontram entre 110 mg/dL e 125 mg/dL significa que a glicose se encontra com um valor alterado, ou seja, a pessoa está com predisposição a diabetes. Situação em que a doença ainda não se instalou, mas que pode vir a se desenvolver.

Para confirmar o resultado de diabetes o valor de glicemia deve ser igual ou maior que 126mg/dl,  mas ainda será necessário repetir o exame por mais um ou dois dias seguidos, pois são indicados duas amostras para um diagnóstico preciso.

Outro caso em que a taxa de glicemia deve ser observada é durante a gestação. O exame faz parte da rotina do pré-natal e pode ser feito em qualquer período da gravidez.

Nessa condição, os níveis têm valores de referência diferentes: quando a glicemia está acima de 92 mg/dL pode se identificar a diabetes gestacional, mas para a confirmação é necessário outros exames como o de tolerância a glicose e o exame de curva glicêmica.

Como se preparar para o exame?

A principal recomendação para se fazer o exame de glicemia é que o paciente esteja em jejum, não consuma nenhum tipo de alimento ou bebida, exceto água, por um período de 8 horas. Cumprir essa indicação é fundamental para garantir um diagnóstico correto.

Outras recomendações são: manter a dieta de forma habitual no período de uma semana antes do exame, não consumir álcool, cafeína e evitar exercícios físicos rigorosos. Além de notificar ao médico ou ao coletor qualquer alteração que possa acontecer durante esse preparo.

Ainda está com dúvidas? Entre em contato, clicando aqui, e converse com um de nossos atendentes.

Outros artigos interessantes

Exame RT-PCR

Exame RT-PCR

Você com certeza conhece alguém ou já precisou fazer um teste para detectar o COVID-19, mas você sabia que existe um...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em Contato

carloschagas@carloschagasaraxa.com.br

Instagram
@carloschagas.araxa

Instituto de Patologia Carlos Chagas
Rua Capitão José Porfírio, 251 . Centro - Araxá-MG
(34) 3661-2899

Posto de Coleta Cardioclínica
Rua Antônio Alves da Costa, 65 . São Pedro - Araxá – MG
(34) 3662-2240

Posto de Coleta Emiliana Alves de Rezende
Av. Geraldo Tomaz de Aquino, 228 . Tapira – MG
(34)3633-1441

Posto de Coleta Santo Antônio
Av. Wilson Borges,755 . Santo Antônio - Araxá – MG
(34)3662-9515

Urgência 24 Horas: (34) 98826-1999

Horário de Funcionamento

Segunda à Sexta:
06:00 às 18:00h

Sábados
07:00 às 12:00h

Localização

Compartilhe!