5 hábitos que prejudicam a saúde

A saúde deve estar sempre em primeiro lugar, mas infelizmente nem sempre é possível ter hábitos perfeitos, não é mesmo?

Você sai de casa sem tomar café da manhã? Dorme mal a maior parte das noites durante a semana? Ou não pratica exercícios físicos? Pois estes hábitos ,bastante comuns, podem estar prejudicando a sua saúde.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% das mortes por doenças cardiovasculares – considerada a causa número um de mortes em todo o mundo – foram provocadas por ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral (AVC). E a grande maioria desses problemas pode ser evitada com mudanças no comportamento, ou seja, nos hábitos de vida.

Segue abaixo 5 hábitos que prejudicam a saúde:

1. Alimentação “de pacote”

Primeiro hábito: alimentos processados em excesso. Estes alimentos são aqueles modificados, que saíram do seu estado original e passaram por algum processo, ou seja, a comida que vem numa embalagem.

Este tipo de “comida” é sobrecarregada de sal, açúcar, conservantes, corantes, aromatizantes e outros tantos aditivos químicos que prejudicam a saúde.

A escolha por esse tipo de alimentação contribui para o surgimento de inúmeras doenças, como diabetes e hipertensão.

2. Uso do álcool

O hábito de ingerir bebidas alcoólicas acaba com a saúde! Isso porque o álcool é uma das poucas substâncias que não se transforma pela digestão. Ele passa diretamente do estômago à corrente sanguínea, e, então, é levado rapidamente para todas as partes do corpo.

Os principais efeitos são sentidos primeiramente no cérebro, a seguir, no fígado e pâncreas. Infelizmente, no começo, a pessoa não percebe nenhuma anormalidade, e quando se dá conta, não há mais como corrigir os danos causados a esses órgãos.

3. Não beber água

Mais de 50% do corpo humano é composto por água. A água controla a temperatura corporal, elimina toxinas do corpo, controla a pressão arterial e hidrata os olhos. Esses são alguns dos benefícios da água!

E quando não bebemos água, deixamos de abastecer o corpo com o que ele mais precisa. Pior ainda é substituir esse líquido precioso por refrigerante ou suco artificial. Nada substitui a água, ok?

Pode ter certeza que beber água na quantidade ideal trará muito benefícios para a saúde.

4. Sal em excesso

O uso exagerado de sal também é um dos grandes males da nossa sociedade. Como parte do resultado do uso em excesso, a hipertensão (pressão alta) já afeta grande parte da população. Os alimentos processados são parte do problema do excesso de sódio. Os altos índices de sódio neste tipo de alimentação contribui para diversas doenças. 

5. Açúcar em grande quantidade

Outro sério problema de saúde pública é o uso em excesso do açúcar. Os estudos mostram que, a média de consumo de açúcar refinado, é de 60 kg por pessoa ao ano.

E os resultados deste consumo são níveis vertiginosos de cáries dentárias, obesidade, diabetes e muitas outras doenças. Então, fica a dica: diminuir ou deixar de comer doces e guloseimas já é um grande passo rumo à saúde!

E aí, quais desses hábitos que prejudicam a saúde são parte da sua rotina? Escolha uma vida com mais saúde!

Gostou desse assunto? Continue seguindo nossas redes sociais! Nosso blog é sempre atualizado com temas relacionados à saúde!

Outros artigos interessantes

Exame RT-PCR

Exame RT-PCR

Você com certeza conhece alguém ou já precisou fazer um teste para detectar o COVID-19, mas você sabia que existe um...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em Contato

carloschagas@carloschagasaraxa.com.br

Instagram
@carloschagas.araxa

Instituto de Patologia Carlos Chagas
Rua Capitão José Porfírio, 251 . Centro - Araxá-MG
(34) 3661-2899

Posto de Coleta Cardioclínica
Rua Antônio Alves da Costa, 65 . São Pedro - Araxá – MG
(34) 3662-2240

Posto de Coleta Emiliana Alves de Rezende
Av. Geraldo Tomaz de Aquino, 228 . Tapira – MG
(34)3633-1441

Posto de Coleta Santo Antônio
Av. Wilson Borges,755 . Santo Antônio - Araxá – MG
(34)3662-9515

Urgência 24 Horas: (34) 98826-1999

Horário de Funcionamento

Segunda à Sexta:
06:00 às 18:00h

Sábados
07:00 às 12:00h

Localização

Compartilhe!