Como manter o idoso seguro

A experiência adquirida com os anos certamente é algo a ser admirado e, inclusive, celebrado, mas as dificuldades físicas que acompanham a idade, em certo ponto, tornam-se inevitáveis. É imprescindível manter o idoso seguro, através de medidas para facilitar o dia a dia de quem já passou por muitos anos de vida, prevenindo as lesões que, hoje, são umas das maiores causas de hospitalização.

O risco de acidentes aumenta quando a pessoa atinge a terceira idade. Falhas nos reflexos, redução do equilíbrio e problemas ósseos contribuem para a fragilidade nas pessoas mais velhas, sendo um facilitador a acidentes mesmo dentro da própria casa. Envelhecer não é nenhum pesadelo.

Por isso, se você tem pais ou avós com mais de 65 anos, fique atento a essas dicas essenciais para cuidar melhor deles, para manter o idoso seguro em casa basta seguir alguns conselhos bastante simples, confira algumas dicas importantes que podem ajudar a facilitar a vida da pessoa idosa.

Dicas de ouro

Telefone de emergência deixe anotado em um papel o número de telefone caso houver alguma emergência. Se for possível, programe o número de algum responsável nas discagens rápidas dos aparelhos telefônicos.

Barras de segurança são fundamentais instale, nos banheiros e quartos, barras de metais que auxiliam o apoio físico aos idosos. As barras também evitam a queda em acidentes causados com escorregões e desequilíbrios.

Tenha uma caixinha de remédios com anotações coloque nas embalagens a quantidade e horário que os remédios precisam ser ingeridos ou aplicados. Se o idoso tiver dificuldade para leitura, utilize cores para deixar mais visível a orientação das doses.

Escolha camas na altura corretas, baixas ou altas demais é perigosa; móveis devem ser fortes, principalmente no corredor onde idoso costumam se apoiar, use cadeiras altas e com apoio de braço; coloque pisos antiderrapantes; preste atenção em tacos soltos e prenda-os; as escadas devem ter corrimão e os degraus devem ser igualados e baixos; retire obstáculos fios elétricos, brinquedos, mesas pequenas; não use tapetes, principalmente ao lado da cama.

Gostou das dicas para manter a vida de um idoso segura? Deixe seu comentário, e aprofunde seus conhecimentos acerca de assuntos sobre saúde navegando pelo nosso site: www.carloschagasaraxa.com.br.

Outros artigos interessantes

Exame RT-PCR

Exame RT-PCR

Você com certeza conhece alguém ou já precisou fazer um teste para detectar o COVID-19, mas você sabia que existe um...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em Contato

carloschagas@carloschagasaraxa.com.br

Instagram
@carloschagas.araxa

Instituto de Patologia Carlos Chagas
Rua Capitão José Porfírio, 251 . Centro - Araxá-MG
(34) 3661-2899

Posto de Coleta Cardioclínica
Rua Antônio Alves da Costa, 65 . São Pedro - Araxá – MG
(34) 3662-2240

Posto de Coleta Emiliana Alves de Rezende
Av. Geraldo Tomaz de Aquino, 228 . Tapira – MG
(34)3633-1441

Posto de Coleta Santo Antônio
Av. Wilson Borges,755 . Santo Antônio - Araxá – MG
(34)3662-9515

Urgência 24 Horas: (34) 98826-1999

Horário de Funcionamento

Segunda à Sexta:
06:00 às 18:00h

Sábados
07:00 às 12:00h

Localização

Compartilhe!