Exames recomendados para idosos

Para quem está perto ou já chegaram aos 60 anos, alguns exames tornam-se ainda mais importantes, confira algumas indicações de exame para os idosos.

Algumas medidas gerais para a prevenção de doenças nessa idade são: ter um médico de confiança, a quem deverá levar todos os possíveis problemas de saúde; tomar as vacinas indicadas para a idade; aferir a pressão arterial periodicamente e usar camisinha para a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.

Exames de sangue

A dosagem da glicose pode identificar precocemente uma eventual tendência a apresentar diabetes.

TSH, o hormônio que controla a tireoide. Recomenda-se que seja realizado, pelo menos, a cada cinco anos após os 35 anos, por ser a partir dessa idade que aumenta a tendência ao hipotireoidismo. Para os idosos, torna-se ainda mais importante.

O hemograma avalia se há anemia, o que leva o médico a solicitar outros exames para identificar a causa.

Dosagem da creatinina com a estimativa da filtração glomerular fornece um bom indicador sobre o funcionamento normal dos rins, identificando precocemente alguma diminuição de função.

Perfil lipídico e Proteína C reativa (PCR): avaliam as alterações do perfil lipídico (gorduras no sangue), que provocam as doenças cardiovasculares (DCV).

Avaliação das enzimas do fígado (TGO, TGP, gama GT etc.)

PSA: indicado nos homens com mais de 45 anos, como complemento do toque retal realizado pelo médico, para a identificação precoce do câncer de próstata.

Exames de fezes

A pesquisa de sangue oculto poderá ser solicitada pelo médico, especialmente se houver anemia e alterações intestinais. Conforme a indicação do médico, o exame parasitológico de fezes poderá ser pedido.

Outros exames

Mamografia – o exame é indicado a partir dos 35 anos ou dos 30 em mulheres com casos de câncer de mama na família. Ele deve ser realizado a cada cinco anos até os 70 anos.

Densitometria óssea – deve ser feito tanto por homens idosos quanto por mulheres após os 65 anos. Para elas, deverá ser feita até antes, após a menopausa, caso haja fatores de risco para fraturas. A finalidade é detectar se há osteoporose e maior tendência a fraturas espontâneas ou de quedas, que são mais frequentes nessa faixa etária.

Colonoscopia – é recomendada a partir dos 50 anos. Pacientes com casos de câncer na família devem repetir o exame de cinco em cinco anos; os demais devem repeti-lo a cada 10 anos. O objetivo é rastrear câncer colorretal

Radiografia de tórax – solicitada especialmente para quem é fumante, a fim de avaliar os pulmões. O médico consegue rastrear câncer nesses órgãos, se houver alguma imagem anormal.

Eletrocardiograma – geralmente solicitado quando o paciente começa a se consultar com o geriatra. Assim, o médico terá exames para comparação se houver alteração no futuro.

Exames ginecológicos – papanicolau e exame de toque devem fazer parte da lista desde a juventude, mesmo para quem não tem mais vida sexual ativa. Ele detecta precocemente o câncer de colo de útero e algumas infecções.

Toque retal – apesar de ainda ser temido por muitos homens, esse exame detecta anomalias importantes na próstata, como câncer.

Conseguimos sanar suas duvidas? Se tiver mais alguma, deixe seu comentário, e aprofunde seus conhecimentos acerca de assuntos sobre saúde navegando pelo nosso site: www.carloschagasaraxa.com.

Outros artigos interessantes

Exame RT-PCR

Exame RT-PCR

Você com certeza conhece alguém ou já precisou fazer um teste para detectar o COVID-19, mas você sabia que existe um...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em Contato

carloschagas@carloschagasaraxa.com.br

Instagram
@carloschagas.araxa

Instituto de Patologia Carlos Chagas
Rua Capitão José Porfírio, 251 . Centro - Araxá-MG
(34) 3661-2899

Posto de Coleta Cardioclínica
Rua Antônio Alves da Costa, 65 . São Pedro - Araxá – MG
(34) 3662-2240

Posto de Coleta Emiliana Alves de Rezende
Av. Geraldo Tomaz de Aquino, 228 . Tapira – MG
(34)3633-1441

Posto de Coleta Santo Antônio
Av. Wilson Borges,755 . Santo Antônio - Araxá – MG
(34)3662-9515

Urgência 24 Horas: (34) 98826-1999

Horário de Funcionamento

Segunda à Sexta:
06:00 às 18:00h

Sábados
07:00 às 12:00h

Localização

Compartilhe!