O que são leucócitos e hemácias?

Vamos falar primeiro do sangue, o mais importante de nossos fluidos corporais. Você sabe do que é composto? Leucócitos e hemácias são só uma parte da composição do nosso sangue…

Não somente as pessoas, mas a maioria dos animais vertebrados possuem o sangue composto por plasma, hemácias, leucócitos e plaquetas. O plasma é a parte líquida do sangue, onde interagem as demais substâncias: hemácias (glóbulos vermelhos), leucócitos (glóbulos brancos) e plaquetas, estas últimas os fragmentos de células. Ah! Também tem água, responsável por quase 95% da massa sanguínea.

Mas vamos nos concentrar nos glóbulos vermelhos e brancos, as hemácias e os leucócitos. É o que interessa aqui.

Apesar de serem chamados de glóbulos “brancos”, os leucócitos na verdade são células incolores, grandes para os padrões microbiológicos. São elas as responsáveis pela defesa do nosso organismo, nossos anticorpos, o exército que nos defende de bactérias invasoras hostis e prejudiciais à saúde. Podem ser granulados ou não, e os do primeiro tipo são visíveis ao microscópio. Os leucócitos que produzem anticorpos são chamados “linfócitos” e a quantidade normal de leucócitos em um ser humano adulto varia entre seus e dez mil por milímetro cúbico de sangue. Se o número de leucócitos é baixo demais, o paciente pode estar com leucopenia, nada que um bom médico não resolva. Mas se o número é assustadoramente alto, é hora de acender o sinal vermelho: o paciente pode estar com leucemia, que é o aumento descontrolado dos glóbulos brancos, doença que pode ser letal.

E as hemácias? Nossos famosos glóbulos vermelhos são também chamados de eritrócitos e são responsáveis pelo transporte do oxigênio e do gás carbônico pelo nosso sangue. Mais precisamente, da corrente sanguínea aos tecidos e destes aos órgãos do corpo humano.

Os componentes das hemácias são a globulina e a hemoglobina – este último nome certamente você já ouviu falar. Ela é que dá a cor vermelha ao sangue, mas não é só essa a função da hemoglobina. Ela é que faz o trabalho pesado no transporte de nutrientes pelo nosso organismo, e é rica em ferro e vitaminas. A falta da hemoglobina acarreta diversos tipos de anemias e enfraquece o indivíduo. A quantidade normal de hemoglobina em pessoas adultas é de 12 a 18 gramas por decímetro cúbico de sangue. A altitude e o tabagismo alteram para maior o número de hemácias (e de hemoglobina) em nossa corrente sanguínea.

A globulina, por sua vez, é uma metaproteína como a hemoglobina, mas também é a responsável principal pelo transporte de proteínas pelo plasma sanguíneo. Todos os nutrientes que possui são sintetizados no fígado, enquanto a hemoglobina leva e traz oxigênio e gás carbônico da corrente sanguínea para os pulmões.

Outros artigos interessantes

Exame RT-PCR

Exame RT-PCR

Você com certeza conhece alguém ou já precisou fazer um teste para detectar o COVID-19, mas você sabia que existe um...

1 Comentário

  1. Gustavo Woltmann

    É um prazer ler trabalhos como esse.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em Contato

carloschagas@carloschagasaraxa.com.br

Instagram
@carloschagas.araxa

Instituto de Patologia Carlos Chagas
Rua Capitão José Porfírio, 251 . Centro - Araxá-MG
(34) 3661-2899

Posto de Coleta Cardioclínica
Rua Antônio Alves da Costa, 65 . São Pedro - Araxá – MG
(34) 3662-2240

Posto de Coleta Emiliana Alves de Rezende
Av. Geraldo Tomaz de Aquino, 228 . Tapira – MG
(34)3633-1441

Posto de Coleta Santo Antônio
Av. Wilson Borges,755 . Santo Antônio - Araxá – MG
(34)3662-9515

Urgência 24 Horas: (34) 98826-1999

Horário de Funcionamento

Segunda à Sexta:
06:00 às 18:00h

Sábados
07:00 às 12:00h

Localização

Compartilhe!