O que é a Microbiologia e qual sua função?

Microscópio, laboratórios, microrganismos e muito muito estudo, isso tudo é bem comum para quem desenvolve funções na área da microbiologia.

Microbiologia é a área da Biologia que se dedica aos estudos dos microrganismos. Ela analisa suas funções, características, metabolizações, distribuições e seus efeitos, sendo caracterizada como uma especialidade da Biomedicina que estuda os microrganismos patogênicos, ou seja, aqueles que causam doenças infecciosas, englobando assim a bacteriologia, a virologia e a micologia.

Apesar da microbiologia ser o estudo das formas de vida que só podem ser vistas com a ajuda do microscópio, alguns grupos estudados podem ser vistos a olho nu, quando se encontram agrupados em forma de colônias da mesma espécie, como os fungos e as bactérias.

Mas para que um grupo obtenha um crescimento em colônias, é preciso que o meio em que o microrganismo se encontre esteja com condições que propiciem este movimento, como temperatura e pH ótimos e presença ou ausência de oxigênio.

O que a microbiologia estuda?

Dentro dos estudos da microbiologia são analisadas as formas de vida que só poderiam ser vistas com o auxílio do microscópio, sendo os principais grupos os fungos, as bactérias, as algas microscópicas, os protozoários, os vírus e também as parasitas e vermes.

A virologia é o ramo da microbiologia que estuda esses microrganismos. Os vírus não são classificados como seres vivos, pois não possuem sistema celular e só conseguem se reproduzir dentro de células vivas. Alguns tipos de vírus são considerados patogênicos, ou seja, provocam doenças nos seres vivos em que estão incubadas. A gripe, a AIDS, a varíola e a febre amarela são alguns exemplos de doenças que podem ser transmitidas através de vírus.

Já as bactérias, que são microrganismos unicelulares e procariontes, não têm o seu material genético armazenado por uma membrana. Assim como os vírus, alguns tipos de bactérias podem transmitir doenças para os seres humanos, como: tuberculose, meningite, cólera, pneumonia, entre outras. A bacteriologia é o ramo da microbiologia que trata do estudo das bactérias.

O ramo da microbiologia que estuda os fungos é a micologia ou micetologia. Os fungos podem ser pluricelulares ou unicelulares, macroscópicos ou microscópicos, eucariontes e heterótrofos.

Alguns tipos de fungos também podem ser patogênicos, causando doenças como: micoses, candidíase, frieiras, entre outras. Os protozoários são seres unicelulares, heterotróficos e eucariontes. Alguns protozoários são considerados parasitas, pois habitam outros organismos vivos, sendo que podem causar doenças como: malária, doença de Chagas, amebíase, entre outras.

Já a parasitologia é a ciência que estuda, exclusivamente, os seres que habitam outros organismos vivos, seja permanentemente ou temporariamente. O parasitismo pode ser benéfico para ambos os seres ou prejudicial, como é o caso de alguns protozoários que causam doenças em seus hospedeiros, como por exemplo a leishmaniose, teníase, malária, toxoplasmose, entre outras.

Aplicações da microbiologia

A aplicação da microbiologia não se limita somente à área da medicina. O estudo também se aplica em diversos setores, com objetivos diferenciados.

Como por exemplo, na indústria alimentar, onde a microbiologia está relacionada ao processo de fermentação empregado na elaboração de produtos como o iogurte e as bebidas alcoólicas, além de garantir a qualidade dos alimentos, bem como sua vida útil.

Já a microbiologia ambiental, é uma área das ciências ambientais que estuda a composição e a fisiologia das comunidades microbianas presentes em ambientes como o solo, a água ou em sedimentos. Ela analisa as interações dos microrganismos com os fatores ambientais bióticos e abióticos.

Interessante não é mesmo? É uma área bem ampla, e que faz toda diferença na vida das pessoas… O Laboratório Carlos Chagas tem orgulho em ter profissionais da área, especializados e dedicados, garantindo total confiabilidade nos resultados dos seus exames.

Outros artigos interessantes

Exame RT-PCR

Exame RT-PCR

Você com certeza conhece alguém ou já precisou fazer um teste para detectar o COVID-19, mas você sabia que existe um...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em Contato

carloschagas@carloschagasaraxa.com.br

Instagram
@carloschagas.araxa

Instituto de Patologia Carlos Chagas
Rua Capitão José Porfírio, 251 . Centro - Araxá-MG
(34) 3661-2899

Posto de Coleta Cardioclínica
Rua Antônio Alves da Costa, 65 . São Pedro - Araxá – MG
(34) 3662-2240

Posto de Coleta Emiliana Alves de Rezende
Av. Geraldo Tomaz de Aquino, 228 . Tapira – MG
(34)3633-1441

Posto de Coleta Santo Antônio
Av. Wilson Borges,755 . Santo Antônio - Araxá – MG
(34)3662-9515

Urgência 24 Horas: (34) 98826-1999

Horário de Funcionamento

Segunda à Sexta:
06:00 às 18:00h

Sábados
07:00 às 12:00h

Localização

Compartilhe!