O que é fibromialgia – a doença sem causa específica

A fibromialgia é uma síndrome que causa múltiplos pontos de dor por todo o corpo, além de manifestações de cansaço, depressão, ansiedade e alterações intestinais. A boa notícia é que a fibromialgia tem tratamento e todos esses sintomas podem ser controlados.

Mas afinal, o que é fibromialgia e porque ela é conhecida como a doença sem causa específica?

Siga com a leitura e entenda mais sobre o assunto:

Fibromialgia

A fibromialgia é uma forma de reumatismo, não inflamatória, que confunde muito, por causa dos seus sintomas, como as dores crônicas pelo corpo. Além das dores, que podem durar meses, outros sintomas que geralmente aparecem são: indisposição, ansiedade, depressão, fadiga, distúrbios do sono e sensação de formigamento em mãos e pés. ( fonte: https://www.reumatologia.org.br/orientacoes-ao-paciente/fibromialgia-definicao-sintomas-e-porque-acontece/)

A causa específica da doença ainda é desconhecida. O que se sabe é que os níveis de serotonina são mais baixos em quem é diagnosticado com fibromialgia, e que desequilíbrios hormonais, tensão e estresse podem estar relacionados ao aparecimento da doença.

Como muitas das doenças reumatológicas, a fibromialgia não tem suas causas e mecanismos totalmente esclarecidos. O que se sabe é que a pessoa que tem essa doença possui maior sensibilidade à dor e isso tem relação com o centro de dor no sistema nervoso. Desta maneira, nervos, medula e cérebro, fazem que qualquer estímulo doloroso seja mais intenso.

Tratamento

O tratamento deve ser multidisciplinar, incluindo medicamentos, atividade física, acompanhamento psicológico e massagens. 

Os medicamentos usados são os anti-inflamatórios e analgésicos, que auxiliam no controle da dor. Uso de antidepressivos e ansiolíticos podem ser necessário, após a avaliação psiquiátrica e do padrão do sono. 

O benefício desses medicamentos aumentam se estiverem associados ao acompanhamento psicológico. 

O objetivo do tratamento é acabar com a dor, melhorar os distúrbios do sono, melhorar os distúrbios de humor e a qualidade de vida. Dessa forma, o médico que fará o acompanhamento, ministrará os medicamentos adequados, além de orientar o paciente a fazer exercícios físicos e ter um acompanhamento psicológico.

Infelizmente a fibromialgia não tem cura, mas o entendimento atual da doença, os medicamentos e a combinação de terapias, controlam os sintomas e restabelecem a qualidade de vida.

É muito importante que o paciente faça visitas rotineiras ao médico, além de manter todos os exames em dia…

O Instituto de Patologia Carlos Chagas oferece vários exames para o diagnóstico e controle da Fibromialgia, procure seu médico e em caso de dúvida sobre exames entre em contato clicando aqui.

Outros artigos interessantes

Exame RT-PCR

Exame RT-PCR

Você com certeza conhece alguém ou já precisou fazer um teste para detectar o COVID-19, mas você sabia que existe um...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em Contato

carloschagas@carloschagasaraxa.com.br

Instagram
@carloschagas.araxa

Instituto de Patologia Carlos Chagas
Rua Capitão José Porfírio, 251 . Centro - Araxá-MG
(34) 3661-2899

Posto de Coleta Cardioclínica
Rua Antônio Alves da Costa, 65 . São Pedro - Araxá – MG
(34) 3662-2240

Posto de Coleta Emiliana Alves de Rezende
Av. Geraldo Tomaz de Aquino, 228 . Tapira – MG
(34)3633-1441

Posto de Coleta Santo Antônio
Av. Wilson Borges,755 . Santo Antônio - Araxá – MG
(34)3662-9515

Urgência 24 Horas: (34) 98826-1999

Horário de Funcionamento

Segunda à Sexta:
06:00 às 18:00h

Sábados
07:00 às 12:00h

Localização

Compartilhe!