O que é o exame de urocultura

Que saber o que é o exame de urocultura? Ele é também chamado de urinocultura ou cultura de urina e é o exame de urina que identifica a presença de bactérias no organismo, assim como o número de colônias formadas pela mesma e a lista de antibióticos sensíveis e resistentes no tratamento.

Como os rins e a bexiga são locais estéreis, ou seja, sem micróbios presentes, a identificação de uma bactéria na urina costuma ser um forte indicador de uma infecção urinária. É importante salientar, porém, que nem sempre a presença de bactérias indica uma infecção ativa. Algumas delas podem colonizar a uretra e a bexiga sem necessariamente causar alguma doença.

O exame de urocultura com antibiograma (ou exame de urocultura com ATB) ou exame de urocultura comteste de sensibilidade aos antimicrobianos ou antibióticos (ou exame de urocultura com TSA)fornece os nomes dos antibióticos que são sensíveis ou resistentes à bactéria, auxiliando o médico a prescrever a melhor medicação.

Como é feito o exame de urocultura

A urocultura é feita através da colocação da urina em um meio propício à reprodução de bactérias, chamado meio de cultura. Caso a urina contenha germes, em 48 horas será possível identificar a formação de colônias de bactérias, podendo, deste modo, identificarmos qual tipo de bactéria está presente e quais antibióticos são eficazes em combatê-las (antibiograma).

Esse é o melhor e o mais indicado exame para o diagnóstico de uma infecção urinária, seja ela uma infecção de bexiga, chamada de cistite, ou uma infecção dos rins, chamada de pielonefrite, é a urocultura.

Como é feita a coleta da urina

O primeiro ponto é entender que a coleta da urina deve ser estéril. É imprescindível impedir a contaminação da amostra de urina por bactérias que vivam no ambiente e em nossa pele. Para tal, alguns passos devem ser seguidos:

  1. Limpar bem a região genital, principalmente ao redor do meato uretral (saída da uretra). O ideal é usar gazes (compressas) estéreis para limpar e depois secar a região.
  2. O recipiente usado para colher a urina deve ser estéril;
  3. Na hora de urinar, deve-se evitar o contato da urina com a pele ao redor, como grandes lábios ou o prepúcio do pênis;
  4. O primeiro jato de urina é sempre desprezado, pois este serve apenas para limpar as impurezas que ficam na uretra;
  5. A urocultura deve ser levada imediatamente para o laboratório após a sua coleta. Só é preciso refrigerá-la se o tempo entre a coleta e a entrega for muito longo.

A melhor urina para o exame

A melhor urina para a urocultura é a primeira da manhã, pois durante a noite é quando a urina permanece por mais tempo na bexiga, favorecendo a multiplicação das bactérias. Entretanto, esta coleta de manhã nem sempre é possível pois o paciente costuma colhê-la logo após sair do consultório médico.

Quando o exame resulta negativo

Uma urocultura é considerada negativa quando, após 48-72 horas de incubação da urina em meio de cultura não se observa crescimento de colônias de bactérias. Já o resultado positivo se dá quando, após este mesmo tempo, é possível identificar mais que 100.000 colônias de bactérias, chamadas de unidades formadoras de colônias (UFC). Quando a urocultura é positiva, o resultado ainda apresenta o nome da bactéria que foi identificada, junto com os antibióticos que se mostraram eficazes em impedir seu crescimento, o chamado antibiograma.

Entendeu o que é o exame de urocultura? Em caso de dúvidas, procure seu médico e venha até o Laboratório Carlos Chagas realizar seu exame, sempre com a certeza e a confiança de estar no melhor laboratório da região.

Outros artigos interessantes

Exame RT-PCR

Exame RT-PCR

Você com certeza conhece alguém ou já precisou fazer um teste para detectar o COVID-19, mas você sabia que existe um...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em Contato

carloschagas@carloschagasaraxa.com.br

Instagram
@carloschagas.araxa

Instituto de Patologia Carlos Chagas
Rua Capitão José Porfírio, 251 . Centro - Araxá-MG
(34) 3661-2899

Posto de Coleta Cardioclínica
Rua Antônio Alves da Costa, 65 . São Pedro - Araxá – MG
(34) 3662-2240

Posto de Coleta Emiliana Alves de Rezende
Av. Geraldo Tomaz de Aquino, 228 . Tapira – MG
(34)3633-1441

Posto de Coleta Santo Antônio
Av. Wilson Borges,755 . Santo Antônio - Araxá – MG
(34)3662-9515

Urgência 24 Horas: (34) 98826-1999

Horário de Funcionamento

Segunda à Sexta:
06:00 às 18:00h

Sábados
07:00 às 12:00h

Localização

Compartilhe!