O que pode alterar o resultado do exame de sangue

O que pode alterar resultado de exame de sangue

Vai fazer exame de sangue mas não sabe o que pode ou não pode alterar o resultado do seu exame de sangue? Calma, vamos te contar tudo que você precisa saber para ir fazer seu exame de cabeça tranquila.

O que pode alterar o resultado do seu exame de sangue

Atenção ao jejum

O ideal é que um exame de laboratório retrate o mais fielmente possível a condição de saúde rotineira do paciente. Isso inclui sua alimentação, quando o jejum não seja pré-requisito obrigatório ao exame. Tanto a desobediência ao jejum prévio, quanto sua extensão para além do período recomendável, são capazes de frustrar resultados fidedignos dos exames de sangue e até mesmo de urina. Para exames de glicemia, por exemplo, o jejum máximo é de 14 horas, o que é o máximo de tempo recomendável. Se o paciente vai além deste período sem ingestão de alimento, mascara o resultado dos exames.

Mas também há outros problemas que acarretam alteração no resultado dos exames. É bom lembrar que a ingestão de água não é obstáculo a exames de qualquer natureza, mas esta ingestão para além do normal pode afetar exames importantes, como a colonoscopia e a contagem de triglicerídeos, e geralmente frustram a maioria dos exames de urina também.

A dieta prévia ao jejum e ao exame deve ser a habitual do paciente. Isto significa que o paciente deve comer o que geralmente come e beber o que geralmente bebe, sem exageros. Ainda que seja fumante, deve evitar a nicotina no dia antecedente ao exame, porque esta substância presente no tabaco afeta os contingentes de adrenalina, aldosterona, cortisol e antígeno carcinoembrionário presentes nas células do organismo. Café, por conta da cafeína, também deve ser evitado, bem como doses extraordinárias de álcool.

Cuidado com exercícios físicos

Atenção! Não é só o que faz mal que pode afetar o resultado dos exames. Se você fizer exercícios físicos intensos antes de se submeter aos exames de laboratório, também vai prejudicar o resultado. Isso porque sua condição pós-exercício vai “fraudar” o exame sem querer, principalmente se esta prática não for rotineira em seu cotidiano.

Inúmeras substâncias contidas no sangue, por exemplo, se alteram diante da injeção de adrenalina e endorfina decorrentes de esforços físicos nos esportes.

Comunique sobre medicamentos

A ingestão de medicação também pode afetar, e deve ser mencionado para o técnico que for coletar as amostras quais são os remédios em uso pelo paciente – o que vai ajudar na análise posterior pelo biomédico.

Então, agora você sabe tudo que pode alterar o resultado do seu exame de sangue? Qualquer dúvida, entre em contato com a gente, só clicar aqui.

Outros artigos interessantes

Exame RT-PCR

Exame RT-PCR

Você com certeza conhece alguém ou já precisou fazer um teste para detectar o COVID-19, mas você sabia que existe um...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em Contato

carloschagas@carloschagasaraxa.com.br

Instagram
@carloschagas.araxa

Instituto de Patologia Carlos Chagas
Rua Capitão José Porfírio, 251 . Centro - Araxá-MG
(34) 3661-2899

Posto de Coleta Cardioclínica
Rua Antônio Alves da Costa, 65 . São Pedro - Araxá – MG
(34) 3662-2240

Posto de Coleta Emiliana Alves de Rezende
Av. Geraldo Tomaz de Aquino, 228 . Tapira – MG
(34)3633-1441

Posto de Coleta Santo Antônio
Av. Wilson Borges,755 . Santo Antônio - Araxá – MG
(34)3662-9515

Urgência 24 Horas: (34) 98826-1999

Horário de Funcionamento

Segunda à Sexta:
06:00 às 18:00h

Sábados
07:00 às 12:00h

Localização

Compartilhe!