Para que serve o exame de albumina no sangue ?

A albumina é a proteína mais importante do corpo humano, sintetizada unicamente pelo fígado e responsável por importantes funções em nosso metabolismo. Corresponde a praticamente 50% das proteínas totais do nosso organismo. É uma molécula proteica relativamente pequena, formada estritamente por aminoácidos. A maioria dos aminoácidos utilizados para a produção de albumina são originados a partir da quebra de proteínas hepáticas.

Quer saber mais sobre essa proteína, tão vital para a saúde do organismo? Continue com a leitura e entenda para que serve o exame de albumina no sangue

Exame de albumina

O exame da albumina é feito com o objetivo de verificar o estado nutricional geral do paciente e identificar possíveis problemas renais ou hepáticos, isso porque a albumina é uma proteína produzida no fígado e é necessário para diversos processos no organismo, como transporte de hormônios e nutrientes e para regular o pH e manter o equilíbrio osmótico do organismo, o que acontece por meio da regulação da quantidade de água no sangue.

Esse exame é solicitado quando há suspeita de doenças renais e no fígado, principalmente, sendo verificado nesses casos baixa concentração de albumina no sangue, o que leva o médico a solicitar exames complementares para que possa concluir o diagnóstico.

No caso de suspeita de doenças renais, o médico pode solicitar exame de urina e dosagem de albumina na urina, podendo ser verificada a presença de albumina na urina, chamada de albuminúria, o que é indicativo de lesões renais

Esse exame também é solicitado antes de cirurgias para verificar a condição geral da pessoa e avaliar se é possível realizar o procedimento cirúrgico.

Normalmente a dosagem de albumina no sangue é solicitada juntamente com outros exames, como dosagem ureia, creatinina e de proteínas totais no sangue, principalmente quando há sintomas de doenças no fígado, como icterícia, ou de doenças renais.

Para realizar o exame da albumina não é necessário jejum e é feito a partir da análise de uma amostra de sangue coletada em laboratório. É importante que a pessoa indique o uso de medicamentos, como esteroides anabolizantes, insulina e hormônio do crescimento, por exemplo, pois podem interferir no resultado do exame e, por isso, devem ser levados em consideração no momento da análise.

O que significam os resultados

O valor aumentado de albumina no sangue, também chamado de hiperalbuminemia, normalmente está relacionado à desidratação. Isso acontece porque na desidratação há diminuição da quantidade de água presente no organismo, o que altera a proporção de albumina e água, indicando maior concentração de albumina no sangue.

Albumina diminuída

O valor diminuído de albumina, também chamado de hipoalbuminemia, pode ocorrer devido a diversas situações, como por exemplo:

  • Problemas renais, em que há o aumento da sua excreção na urina;
  • Alterações intestinais, o que impede a sua absorção no intestino;
  • Desnutrição, em que não há a absorção correta ou ingestão adequada de nutrientes, interferindo na absorção ou produção de albumina;
  • Inflamações, principalmente relacionadas ao intestino, como por exemplo a doença de Crohn e a colite ulcerativa.

Além disso, os valores diminuídos de albumina no sangue também podem ser indicativos de problemas no fígado, em que há diminuição da produção dessa proteína. Assim, o médico pode solicitar a realização de exames complementares para avaliar a saúde do fígado.

Gostou desse texto? Conseguiu entender para que serve o exame de albumina no sangue? Continue seguindo nosso blog e fique por dentro de assuntos relacionados à saúde.

Outros artigos interessantes

Exame RT-PCR

Exame RT-PCR

Você com certeza conhece alguém ou já precisou fazer um teste para detectar o COVID-19, mas você sabia que existe um...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em Contato

carloschagas@carloschagasaraxa.com.br

Instagram
@carloschagas.araxa

Instituto de Patologia Carlos Chagas
Rua Capitão José Porfírio, 251 . Centro - Araxá-MG
(34) 3661-2899

Posto de Coleta Cardioclínica
Rua Antônio Alves da Costa, 65 . São Pedro - Araxá – MG
(34) 3662-2240

Posto de Coleta Emiliana Alves de Rezende
Av. Geraldo Tomaz de Aquino, 228 . Tapira – MG
(34)3633-1441

Posto de Coleta Santo Antônio
Av. Wilson Borges,755 . Santo Antônio - Araxá – MG
(34)3662-9515

Urgência 24 Horas: (34) 98826-1999

Horário de Funcionamento

Segunda à Sexta:
06:00 às 18:00h

Sábados
07:00 às 12:00h

Localização

Compartilhe!