Para que serve o exame de Metanefrinas ?

A medicina está cada vez mais avançada, e a parte laboratorial não fica para trás… Alguns exames novos estão ajudando os médicos a fechar um diagnóstico em menor tempo. Hoje vamos aprender um pouco mais sobre o exame de Metanefrinas…

Mas afinal, para que serve o exame de metanefrinas?

Siga com a leitura e descubra mais…

Metanefrina e Normetanefrina

A metanefrina e a normetanefrina são metabólitos da epinefrina e normetanefrina respectivamente. Níveis aumentados de metanefrina no sangue podem ser encontrados em pacientes que sofrem de alguns tipos de tumores neuroendócrinos.

Em indivíduos normais, os níveis plasmáticos de metanefrina e normetanefrina são baixos. Níveis elevados são encontrados em pacientes portadores de feocromocitoma, tipo raro de câncer que aparece no tecido de algumas glândulas, mais comumente nas adrenais, glândulas que ficam acima dos rins, na parte posterior do abdômen e causa hipertensão, entre outros sintomas.

Outra doença relacionada a altos níveis de metanefrina é a paraganglioma, que é um tumor de corpo carotídeo é uma neoplasia rara, geralmente benigna, que acomete, sobretudo, indivíduos entre quarenta e cinquenta anos.
Por possuir uma sensibilidade elevada, o teste de metanefrinas é especialmente útil na exclusão dessas doenças quando seus resultados se encontram dentro da faixa da normalidade. É sempre recomendável a confirmação de resultados positivos com um segundo teste de princípio distinto (metanefrinas e/ou catecolaminas urinárias em 24h).

Importante

As concentrações de metanefrinas sofrem interferências de alguns alimentos e drogas, devendo a coleta ser realizada com o mínimo de estresse emocional e físico. Os tumores podem excretar catecolaminas de forma intermitente ou, episodicamente, dentro da faixa normal.
O paciente deverá permanecer 7 dias sem ingerir medicamentos que interferem com a dosagem, conforme orientação de seu médico.

* Podem promover aumento: alfa-bloqueadores, antidepressivos, anti-histamínicos; anti-psicóticos , beta-bloqueadores, diuréticos , estimulantes, vasodilatadores entre outros.

* Podem promover diminuição: antihipertensivos ,anti-psicóticos , agonista dopaminérgico entre outros.

Esse exame é realmente complexo, em caso de dúvida entre em contato com um de nossos atendentes e saiba mais sobre para que serve o exame de Metanefrinas .

Outros artigos interessantes

Exame RT-PCR

Exame RT-PCR

Você com certeza conhece alguém ou já precisou fazer um teste para detectar o COVID-19, mas você sabia que existe um...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em Contato

carloschagas@carloschagasaraxa.com.br

Instagram
@carloschagas.araxa

Instituto de Patologia Carlos Chagas
Rua Capitão José Porfírio, 251 . Centro - Araxá-MG
(34) 3661-2899

Posto de Coleta Cardioclínica
Rua Antônio Alves da Costa, 65 . São Pedro - Araxá – MG
(34) 3662-2240

Posto de Coleta Emiliana Alves de Rezende
Av. Geraldo Tomaz de Aquino, 228 . Tapira – MG
(34)3633-1441

Posto de Coleta Santo Antônio
Av. Wilson Borges,755 . Santo Antônio - Araxá – MG
(34)3662-9515

Urgência 24 Horas: (34) 98826-1999

Horário de Funcionamento

Segunda à Sexta:
06:00 às 18:00h

Sábados
07:00 às 12:00h

Localização

Compartilhe!