Para que serve o exame de TGO e TGP?

As transaminases, conhecidos também como TGO e TGP, são enzimas normalmente dosadas em um exame com o objetivo de avaliar a saúde do fígado. 

O TGO, conhecido como transaminase oxalacética ou AST (aspartato aminotransferase) é produzido em vários tecidos, como coração, músculos e fígado, estando localizado no interior das células hepáticas.Mas afinal, para que serve o exame de TGO e TGP?

Quando há aumento nos níveis apenas de TGO, é comum que esteja relacionado com outra situação que não relacionada com o fígado, isso porque no caso de lesões hepáticas é preciso que a lesão seja mais extensa de forma que as células do fígado se rompam e leve à liberação de TGO no sangue.

Por outro lado, o TGP, conhecido como transaminase pirúvica ou ALT (alanina aminotransferase), é produzido exclusivamente no fígado e, por isso, quando há qualquer alteração nesse órgão, é verificado aumento na quantidade circulante no sangue. Conheça mais sobre o TGP.

Valores Normais

Os valores de TGO e TGP considerados normais no sangue são:

  • TGO: entre 5 e 40 U/L;
  • TGP: entre 7 e 56 U/L.

Apesar de TGO e TGP serem considerados marcadores hepáticos, essas enzimas também podem ser produzidas por outros órgãos, principalmente coração no caso do TGO. Por isso, é importante que a avaliação do exame seja realizado pelo médico que solicitou o exame, pois assim é possível verificar se houve alteração e, em caso positivo, ser possível estabelecer a causa.

O que pode ser TGO e TGP alterados

As alterações nos níveis de TGO e TGP são normalmente indicativas de lesões no fígado, o que pode acontecer devido à hepatite, cirrose ou presença de gordura no fígado, sendo consideradas essas possibilidades quando são verificados valores muito superiores de TGO e TGP.

Por outro lado quando apenas o TGO está alterado, por exemplo, é possível que se trate de alguma alteração no coração, uma vez que o TGO é também um marcador cardíaco. Assim, nessa situação, o médico pode indicar a realização de exames que avaliam a saúde do coração, como dosagem de troponina, mioglobina e creatinofosfoquinase (CK).

Assim, a dosagem dessas enzimas é solicitada pelo médico quando há suspeita de alguma moléstia ou quando existem sintomas sugestivos, como pele e olhos amarelados, urina escura, cansaço frequente e sem razão aparente e fezes amareladas ou esbranquiçadas.

Ainda está em dúvidas para que serve o exame de TGO e TGP?? Entre em contato, clicando aqui, e fale com um de nossos atendentes.

Outros artigos interessantes

Exame RT-PCR

Exame RT-PCR

Você com certeza conhece alguém ou já precisou fazer um teste para detectar o COVID-19, mas você sabia que existe um...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em Contato

carloschagas@carloschagasaraxa.com.br

Instagram
@carloschagas.araxa

Instituto de Patologia Carlos Chagas
Rua Capitão José Porfírio, 251 . Centro - Araxá-MG
(34) 3661-2899

Posto de Coleta Cardioclínica
Rua Antônio Alves da Costa, 65 . São Pedro - Araxá – MG
(34) 3662-2240

Posto de Coleta Emiliana Alves de Rezende
Av. Geraldo Tomaz de Aquino, 228 . Tapira – MG
(34)3633-1441

Posto de Coleta Santo Antônio
Av. Wilson Borges,755 . Santo Antônio - Araxá – MG
(34)3662-9515

Urgência 24 Horas: (34) 98826-1999

Horário de Funcionamento

Segunda à Sexta:
06:00 às 18:00h

Sábados
07:00 às 12:00h

Localização

Compartilhe!