Para que serve o exame fósforo?

Fósforo deriva do latim phosphorus, que significa luz brilhante, portador ou fonte de luz. Elemento que exerce diversas funções essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo. Ele está presente em todas as membranas celulares, integra a estrutura dos ossos e dentes, participa ativamente do metabolismo dos glicídios e atua na contração muscular.

O fósforo pode ser classificado como um micronutriente e está presente no código genético (DNA e RNA), sendo responsável por ativar enzimas e manter o balanço ácido básico do organismo.

Como é feito

O exame de fósforo no sangue é feito por meio da coleta de uma pequena quantidade de sangue em uma artéria do braço. A coleta deve ser feita com a pessoa em jejum de pelo menos 4 horas.

Além disso, é importante informar o uso de medicamentos, como anticoncepcionais, antibióticos dentre outros, pois podem interferir no resultado do exame. O sangue coletado é encaminhado para o laboratório, onde será feita a dosagem de fósforo no sangue.

Para que serve o Exame de Fósforo?

O Exame Fósforo é usado para avaliar os níveis de fósforo no sangue do paciente. Com ele é possível identificar e acompanhar patologias nos rins ou no trato gastrointestinal. 

Com o exame fósforo, é possível encontrar problemas como insuficiência renal, menopausa e hipotireoidismo. 

Quando o exame é pedido?

Considerando alterações leves nos níveis de fósforo geralmente são assintomáticas, o teste geralmente é realizado no acompanhamento de casos com níveis de cálcio anormais ou em indivíduos com sintomas de cálcio anormal, como fadiga, fraqueza muscular, cãibras ou problemas ósseos.
A dosagem de fósforo também pode ser solicitada junto com outros testes quando os sintomas sugerirem distúrbio gastrintestinal ou renal.

Quando são encontrados quadros capazes de causar alterações nos níveis de cálcio ou de fósforo, pode ser feito o teste de ambos com intervalos regulares para monitorar a efetividade do tratamento.

Em pacientes com diabetes ou sinais de desequilíbrio ácido-básico, o médico pode necessitar monitorar os níveis de fósforo.

Conseguimos sanar suas duvidas? Se tiver mais alguma, deixe seu comentário, e aprofunde seus conhecimentos acerca de assuntos sobre saúde navegando pelo nosso site.

Outros artigos interessantes

Exame RT-PCR

Exame RT-PCR

Você com certeza conhece alguém ou já precisou fazer um teste para detectar o COVID-19, mas você sabia que existe um...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em Contato

carloschagas@carloschagasaraxa.com.br

Instagram
@carloschagas.araxa

Instituto de Patologia Carlos Chagas
Rua Capitão José Porfírio, 251 . Centro - Araxá-MG
(34) 3661-2899

Posto de Coleta Cardioclínica
Rua Antônio Alves da Costa, 65 . São Pedro - Araxá – MG
(34) 3662-2240

Posto de Coleta Emiliana Alves de Rezende
Av. Geraldo Tomaz de Aquino, 228 . Tapira – MG
(34)3633-1441

Posto de Coleta Santo Antônio
Av. Wilson Borges,755 . Santo Antônio - Araxá – MG
(34)3662-9515

Urgência 24 Horas: (34) 98826-1999

Horário de Funcionamento

Segunda à Sexta:
06:00 às 18:00h

Sábados
07:00 às 12:00h

Localização

Compartilhe!