Quais são os parasitas intestinais?

Lembra quando você era criança e sua mãe vivia falando: Meu Deus esse menino come demais, deve estar com verme!! É bem provável que você estava mesmo! Vamos aprender um pouco mais sobre as parasitas intestinais?

Biologicamente, um parasita é um ser vivo que precisa de outro para sobreviver e se alimentar, podemos chamar esse outro de seu “hospedeiro”…

Nós seres humanos infelizmente não estamos livres dos parasitas e, dentre eles, os mais perigosos são os parasitas intestinais.

Cuide bem do seu intestino

Falou em intestino, falou em perigo. É o nosso sistema mais cheio de problemas e dificuldades, desde a tenra infância até a velhice.

Nos recém-nascidos ele ainda está se desenvolvendo e nenéns costumam ter cólicas terríveis por conta disso, deixando papais e mamães literalmente passando noites em claro e de cabelo em pé!

Quando você chega à meia idade, a primeira coisa que passa a funcionar mal é o intestino. São comuns diarreias, prisões de ventre, dores intestinais, as vezes pelos motivos mais prosaicos e banais.

Nosso intestino também contém micro-organismos que, se transplantados para nossa corrente sanguínea, nos matariam de septicemia, de infecção generalizada, rapidamente. Por isso, muito cuidado com os parasitas intestinais. Eles são vermes ou protozoários que colocamos para dentro do nosso corpo geralmente através de alimentos ou falta de higiene.

Crianças são vítimas frequentes destes parasitas, porque sujam a toda hora as mãos que invariavelmente levam à boca em seguida. O Oxiúro, a Tênia e a Lombriga são os parasitas intestinais mais comuns – e é claro que você já ouviu falar deles todos.

A notícia boa é que, muito embora os parasitas intestinais sejam perigosos, o tratamento medicamentoso os expurga, expulsa e extermina rapidamente e de maneira indolor e sem sequelas. Fique atento aos sintomas e procure um médico!

Como é feito o diagnóstico de vermes

O principal exame realizado para o diagnóstico de parasitoses intestinais é o exame parasitológico de fezes, já que ovos ou cistos desses parasitas podem ser encontrados nas fezes, uma vez que são parasitas intestinais.

Para fazer o exame, deve-se coletar uma ou mais amostras de fezes em casa, de preferência pela manhã e dando um intervalo de 2 ou 3 dias entre as coletas. Nestes casos ou quando não se pode levar as fezes logo para o laboratório, deve-se colocá-las na geladeira por até 12 horas ou pedir no laboratório potinhos de coleta com um líquido especial dentro, que serve para preservar as fezes por mais tempo.

Para que seja feita a coleta, a recomendação é que a pessoa evacue sobre um papel ou um recipiente limpo e utilize a espátula que vem no kit do exame para recolher uma pequena porção das fezes, que deve ser colocada no recipiente adequado e levada para o laboratório para que seja processada e analisada.

É importante lembrar que deve-se evitar o consumo de carnes vermelhas ou malpassadas no dia anterior ao exame e que não é permitido tomar medicamentos que afetem o funcionamento do intestino nos 7 dias anteriores à coleta das fezes, como laxantes, antibióticos, anti-inflamatório, antiparasitários e remédios contra diarreia.

Em alguns casos o diagnóstico é difícil devido à baixa carga parasitária e, por isso, é preciso que sejam feitas mais coletas e exames para que o diagnóstico seja feito corretamente, principalmente se houver sinais e sintomas indicativos de infecção intestinal por vermes.

O Laboratório Carlos Chagas tem todos os equipamentos e profissionais necessários para um diagnóstico preciso e rápido! Faça seu exame com segurança. Qualquer dúvida entre em contato pelo telefone (34) 3661-2899!

Outros artigos interessantes

Exame RT-PCR

Exame RT-PCR

Você com certeza conhece alguém ou já precisou fazer um teste para detectar o COVID-19, mas você sabia que existe um...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em Contato

carloschagas@carloschagasaraxa.com.br

Instagram
@carloschagas.araxa

Instituto de Patologia Carlos Chagas
Rua Capitão José Porfírio, 251 . Centro - Araxá-MG
(34) 3661-2899

Posto de Coleta Cardioclínica
Rua Antônio Alves da Costa, 65 . São Pedro - Araxá – MG
(34) 3662-2240

Posto de Coleta Emiliana Alves de Rezende
Av. Geraldo Tomaz de Aquino, 228 . Tapira – MG
(34)3633-1441

Posto de Coleta Santo Antônio
Av. Wilson Borges,755 . Santo Antônio - Araxá – MG
(34)3662-9515

Urgência 24 Horas: (34) 98826-1999

Horário de Funcionamento

Segunda à Sexta:
06:00 às 18:00h

Sábados
07:00 às 12:00h

Localização

Compartilhe!