Pressão baixa, o que causa?

Todo mundo morre de medo de pressão alta, mas sabia que a pressão baixa também pode ter diversos sintomas e consequências desagradáveis?

A pressão arterial baixa pode não ser tão ruim em relação à pressão alta e, de fato, para algumas pessoas não é. No entanto, essa disfunção pode causar tontura e desmaios e, em casos mais graves, pode ser fatal. 

As causas podem variar de desidratação a graves distúrbios médicos ou cirúrgicos. Por isso, é importante descobrir as causas dessa disfunção, para adequar o melhor tratamento possível. 

Sintomas

• Tontura 
• Desmaio 
• Vertigem 
• Visão embaçada 
• Náuseas 
• Fadiga 
• Falta de concentração

O que é considerado como pressão baixa para uma pessoa, pode ser normal para outra e as diretrizes reconhecidas pela medicina servem para nortear a medição em casos isolados. Quando apresentar os sintomas é que será considerado um problema de saúde.

Alguns especialistas definem a pressão arterial baixa se os números identificados estiverem menores que 90 mm Hg (sistólica) ou 60 mm Hg (diastólica), ou seja, 9X6. 

Fatores de risco

  • Gravidez: o sistema circulatório se expande rapidamente durante a gravidez e, por isso, é provável que a pressão arterial caia. Trata-se de uma situação normal, pois, na maioria das vezes, a pressão retorna ao que era antes do parto. 
  • Problemas cardiovasculares: existem algumas doenças cardíacas que podem levar à pressão baixa, como problemas nas válvulas cardíacas, infarto e insuficiência cardíaca.
  • Disfunções endócrinas: tireoide, doença da paratireoide, insuficiência adrenal, baixa taxa de açúcar no sangue e, em alguns casos, diabetes. 
  • Desidratação: quando o corpo perde mais água do que recebe pode desencadear fraqueza, tontura e fadiga. Febre, diarreia grave, uso excessivo de diuréticos e fadiga decorrente de exercícios físicos excessivos podem levar à desidratação.  
  • Perda de sangue: perder muito sangue por conta de uma lesão grave ou hemorragia interna pode levar à queda da pressão.
  • Infecção: a pressão pode ser afetada quando uma grave infecção entra na corrente sanguínea de um paciente. 
  • Alimentação: a falta de nutrientes, especialmente as vitaminas B-12 e folato podem prejudicar a produção de glóbulos vermelhos suficientes, ocasionando a pressão baixa. 

Diagnóstico

O diagnóstico da pressão baixa pode ser feito mediante exames de rotina e avaliação para início ou acompanhamento de atividades físicas. Alguns exames são:  

Exames de sangue: responsáveis por fornecer informações sobre a saúde dos pacientes de um modo geral, inclusive sobre taxa de sangue no açúcar, excesso de açúcar no sangue ou quantidade de glóbulos vermelhos, situações que levam à pressão baixa.  

Procure o Instituto de Patologia Clínica Carlos Chagas e se informe sobre quais exames são indicados nesse caso.

Eletrocardiograma: eletrodos são fixados no tórax, braços e pernas e fornecem informações a uma máquina responsável por “gravar” os sinais elétricos em um papel milimetrado ou os exibem em uma tabela. 

Ecocardiograma: é a ultrassonografia do tórax que mostra imagens detalhadas da estrutura e da função ativa do coração.  

Teste de estresse: problemas cardíacos que levam à pressão arterial baixa podem ser diagnosticados com mais facilidade quando o coração está trabalhando. Para este teste, o paciente realizará algum exercício físico (esteira ou bicicleta).  

Tratamento

Quando os sintomas não se manifestam, não se faz necessário um tratamento regular e a pressão baixa pode ser controlada com alguns hábitos e recomendações. 

Já quando se manifestam, a necessidade de um tratamento específico será avaliada a partir da causa da pressão baixa. Por exemplo, quando causada por medicamentos, provavelmente o uso do mesmo será suspenso ou alterado. 

No entanto, as medidas a seguir podem ajudar a controlar casos de pressão baixa: 

Consuma alimentos ricos em sal 
Beba água
Use meias compressoras
Medicamentos (em alguns casos podem ser prescritos medicamentos para controlar a pressão) 

Se você estiver com algum dos sintomas citados, procure um médico… Sua saúde é muito importante.

Gostou desse texto? Continue seguindo nosso blog

Outros artigos interessantes

Exame RT-PCR

Exame RT-PCR

Você com certeza conhece alguém ou já precisou fazer um teste para detectar o COVID-19, mas você sabia que existe um...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em Contato

carloschagas@carloschagasaraxa.com.br

Instagram
@carloschagas.araxa

Instituto de Patologia Carlos Chagas
Rua Capitão José Porfírio, 251 . Centro - Araxá-MG
(34) 3661-2899

Posto de Coleta Cardioclínica
Rua Antônio Alves da Costa, 65 . São Pedro - Araxá – MG
(34) 3662-2240

Posto de Coleta Emiliana Alves de Rezende
Av. Geraldo Tomaz de Aquino, 228 . Tapira – MG
(34)3633-1441

Posto de Coleta Santo Antônio
Av. Wilson Borges,755 . Santo Antônio - Araxá – MG
(34)3662-9515

Urgência 24 Horas: (34) 98826-1999

Horário de Funcionamento

Segunda à Sexta:
06:00 às 18:00h

Sábados
07:00 às 12:00h

Localização

Compartilhe!