Quais são as doenças mais comuns no carnaval?

Doenças comuns no carnaval

É importantíssimo que você saiba sobre as doenças mais comuns no carnaval para que você possa se prevenir. Afinal, o carnaval é a mais tradicional festa brasileira e também acontece no mundo todo, com mais ou menos folia, bagunça e diversão, conforme as tradições culturais de cada país. Aqui no Brasil, são pelo menos cinco dias de música, alegria, dança e, principalmente, sexo e álcool, sem falar nas drogas ilícitas.

Estes exageros, tão comuns no carnaval, infelizmente são um prato cheio para a proliferação de inúmeras doenças, até porque há bailes e eventos carnavalescos em recintos fechados, o que permite a proliferação de vírus e bactérias de maneira mais rápida e eficiente.

Confira as doenças mais comuns nessa época.

Doenças comuns no carnaval

Doenças sexualmente transmissíveis

Naturalmente que uma festa com namoros e “pegadas” ousadas acabam em relações sexuais passageiras, por vezes com parceiros ou parceiras desconhecidas.

Aí entra o mais grave: o risco de DSTs – doenças sexualmente transmissíveis, dentre elas a AIDS, que você já sabe que mata. A hepatite (A e B) também pode ser contraída através do contato sexual sem preservativos, preste atenção nisso, hein? E por falar em contágio venéreo, a herpes também está por aí, pegando em todo mundo.

Você pode saber mais sobre DST’s no site do Ministério da Saúde, aqui.

Imunidade baixa

Tudo bem, ressaca não é doença. Ocorre que o uso imoderado de bebidas alcoólicas, comum no carnaval principalmente entre os mais jovens, tornam os foliões imunodeprimidos. O que é isso? Significa simplesmente que seus anticorpos também estarão “de pileque”, aumentando a propensão para a contaminação e proliferação de doenças, ou por vezes a piora e a transformação de seus sintomas. Acontece, por exemplo, de uma simples gripe virar pneumonia quando o organismo hospedeiro, o paciente, está imunodeprimido.

Gastroenterite

O exagero etílico, o consumo exagerado de álcool por dias e dias, se não for compensado com uma alimentação saudável, pode também agredir seu fígado e seu estômago. A gastroenterite é uma doença normal de acontecer no Carnaval, assim como doenças hepáticas que precedem a cirrose, isso para os bebedores mais inveterados que já são de “outros carnavais”.

Portanto, quer um conselho? Beba muita água no carnaval, ainda que você também tome uma cervejinha. Evite bebidas destiladas (whisky, vodka, cachaça), se alimente bem.

Não vamos pedir para dormir bastante, fique tranquilo que isso aqui não é sermão de padre ou pastor, mas se preocupe bastante com quem você vai dormir – e use camisinha sempre.

Em caso de sintomas de quaisquer uma dessas doenças, entre em contato conosco e agenda um exame.

Outros artigos interessantes

Exame RT-PCR

Exame RT-PCR

Você com certeza conhece alguém ou já precisou fazer um teste para detectar o COVID-19, mas você sabia que existe um...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em Contato

carloschagas@carloschagasaraxa.com.br

Instagram
@carloschagas.araxa

Instituto de Patologia Carlos Chagas
Rua Capitão José Porfírio, 251 . Centro - Araxá-MG
(34) 3661-2899

Posto de Coleta Cardioclínica
Rua Antônio Alves da Costa, 65 . São Pedro - Araxá – MG
(34) 3662-2240

Posto de Coleta Emiliana Alves de Rezende
Av. Geraldo Tomaz de Aquino, 228 . Tapira – MG
(34)3633-1441

Posto de Coleta Santo Antônio
Av. Wilson Borges,755 . Santo Antônio - Araxá – MG
(34)3662-9515

Urgência 24 Horas: (34) 98826-1999

Horário de Funcionamento

Segunda à Sexta:
06:00 às 18:00h

Sábados
07:00 às 12:00h

Localização

Compartilhe!