Exames mais comuns realizados em laboratório

Um laboratório de análises clínicas, como o Instituto de Patologia Carlos Chagas, é responsável pela execução de diversos exames, e os mais comuns são aqueles procurados com maior frequência, importantes para diagnosticar diversas doenças. 

Vem conhecer a lista com as categorias de exames mais comuns.

Exames mais comuns realizados em laboratório

Materiais biológicos

Primeiramente, vamos começar pelos materiais biológicos mais comuns de serem coletados para estes exames: sangue, urina, fezes e expectoração (catarro). No Laboratório Carlos Chagas, há diferentes áreas de medicina diagnóstica, aplicadas para a análise dos exames.

Hematologia

A hematologia, através do exame de hemácias no sangue, vai detectar alterações nos índices de saúde ou doença da corrente sanguínea, sempre partindo de um parâmetro de normalidade conforme o gênero, o peso e a idade da pessoa.

Microbiologia

A microbiologia, também importantíssima na análise dos exames realizados nos laboratórios de patologia e análise, vai investigar as organelas e micro-organismos ou micro-órgãos celulares, vai verificar sua higidez – a saúde do interior das células, do interior do corpo humano.

Imunologia

A imunologia vai se preocupar em descobrir como andam seus anticorpos, este exército interior que te defende das doenças. Vai procurar descobrir se seu sistema imunológico está fraco ou forte, e porquê. Essa área do conhecimento humano é muito importante para a medicina preventiva!

Química clínica

Na química clínica, o material colhido, geralmente os fluidos corporais dos quais já falamos, será submetido a reagentes químicos para que seja observado aquilo que o próprio nome já diz: a reação do material colhido conforme parâmetros científicos pré-determinados. É assim que se descobre, por exemplo, a gravidez.

Parasitologia

Ah! Por fim, não podemos nos esquecer da parasitologia. Ainda bem que os vermes já não são mais tão comuns como eram há décadas, mas que ainda existem. Portanto, não podemos dormir no ponto e temos que detectar se existem parasitas (vermes) no interior do organismo do paciente. E é para isso que a parasitologia existe.

Com tantas importantes atribuições, um laboratório de análises clínicas tem que ser da sua confiança e dos seus familiares, convenhamos. Tem que ter tradição, um clima bom, tem que te acompanhar durante a vida, em todas as fases gostosas e complicadas da sua existência, da vida intrauterina do feto até a melhor idade.

Entre em contato aqui, agende seu horário e faça-nos uma visita.

Outros artigos interessantes

Exame RT-PCR

Exame RT-PCR

Você com certeza conhece alguém ou já precisou fazer um teste para detectar o COVID-19, mas você sabia que existe um...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em Contato

carloschagas@carloschagasaraxa.com.br

Instagram
@carloschagas.araxa

Instituto de Patologia Carlos Chagas
Rua Capitão José Porfírio, 251 . Centro - Araxá-MG
(34) 3661-2899

Posto de Coleta Cardioclínica
Rua Antônio Alves da Costa, 65 . São Pedro - Araxá – MG
(34) 3662-2240

Posto de Coleta Emiliana Alves de Rezende
Av. Geraldo Tomaz de Aquino, 228 . Tapira – MG
(34)3633-1441

Posto de Coleta Santo Antônio
Av. Wilson Borges,755 . Santo Antônio - Araxá – MG
(34)3662-9515

Urgência 24 Horas: (34) 98826-1999

Horário de Funcionamento

Segunda à Sexta:
06:00 às 18:00h

Sábados
07:00 às 12:00h

Localização

Compartilhe!