Qual a importância da transferrina

A transferrina é uma proteína principalmente produzida pelo fígado e que tem como importância fundamental transportar o ferro para a medula, baço, fígado e músculos, mantendo o bom funcionamento do organismo.

Os valores normais da transferrina no sangue são:

Homens: 215 – 365 mg/dL

Mulheres: 250 – 380 mg/dL

A avaliação da concentração de transferrina no sangue deve ser feita em jejum de 8 a 12 horas, dependendo da orientação do médico e do laboratório, e normalmente é solicitada juntamente com a dosagem de ferro e da ferritina, além de exames bioquímicos e hematológicos, como o hemograma, por exemplo, devendo ser interpretado em conjunto.

Qual a importância da transferrina

A dosagem de transferrina normalmente é solicitada pelo médico para fazer o diagnóstico diferencial das anemias microcíticas, que são aquelas caracterizadas pela presença de hemácias menores do que o normal. Normalmente, o médico solicita também a dosagem de ferro sérico e da ferritina.

Além desses exames, pode ser solicitada a realização da eletroforese de hemoglobina com o objetivo de identificar o tipo de hemoglobina do paciente e, assim, confirmar o diagnóstico de talassemia, por exemplo.

É importante que o resultado dos exames seja interpretado pelo médico, pois além da concentração de ferro, transferrina e ferritina, é preciso analisar outros exames para que seja possível verificar o quadro clínico geral do paciente.

O que é índice de saturação da transferrina

O Índice de Saturação da Transferrina corresponde ao percentual de transferrina que está ocupado pelo ferro. Em condições normais, 20 a 50% dos locais de ligação de ligação da transferrina está ocupado com o ferro.

No caso da anemia ferropriva, por exemplo, o índice de saturação da transferrina está baixo devido à pouca concentração de ferro disponível no sangue. Ou seja, o organismo passa a produzir mais transferrina na tentativa de captar o máximo de ferro possível para levar aos tecidos, mas cada transferrina transporta menos ferro do que deveria.

O que significa transferrina alta

A transferrina alta normalmente é percebida na anemia por falta de ferro, conhecida por anemia ferropriva, na gravidez e no tratamento com reposição hormonal, principalmente estrogênio.

O que significa transferrina baixa

A transferrina baixa pode acontecer em algumas situações, como por exemplo:

  • Talassemia;
  • Anemia sideroblástica;
  • Inflamações;
  • Situações em que há a perda de proteínas, como infecções crônicas e queimaduras, por exemplo;
  • Doenças hepáticas e renais;
  • Neoplasias;
  • Nefrose;
  • Desnutrição.

Além disso, a concentração de transferrina no sangue também pode estar diminuída na anemia da doença crônica, que é um tipo de anemia que normalmente acontece em pessoas hospitalizadas e que têm doenças infecciosas crônicas, inflamações ou neoplasias.

Está na dúvida sobre os níveis de ferro no seu organismo? Procure seu médico e venha até o Laboratório Carlos Chagas realizar seus exames…

Outros artigos interessantes

Exame RT-PCR

Exame RT-PCR

Você com certeza conhece alguém ou já precisou fazer um teste para detectar o COVID-19, mas você sabia que existe um...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em Contato

carloschagas@carloschagasaraxa.com.br

Instagram
@carloschagas.araxa

Instituto de Patologia Carlos Chagas
Rua Capitão José Porfírio, 251 . Centro - Araxá-MG
(34) 3661-2899

Posto de Coleta Cardioclínica
Rua Antônio Alves da Costa, 65 . São Pedro - Araxá – MG
(34) 3662-2240

Posto de Coleta Emiliana Alves de Rezende
Av. Geraldo Tomaz de Aquino, 228 . Tapira – MG
(34)3633-1441

Posto de Coleta Santo Antônio
Av. Wilson Borges,755 . Santo Antônio - Araxá – MG
(34)3662-9515

Urgência 24 Horas: (34) 98826-1999

Horário de Funcionamento

Segunda à Sexta:
06:00 às 18:00h

Sábados
07:00 às 12:00h

Localização

Compartilhe!