Qual a relação entre HPV e o câncer do colo do útero?

O papilomavírus humano (HPV) é a infecção viral mais comum do trato reprodutivo. A maioria das mulheres e homens sexualmente ativos será infectada em algum momento de suas vidas e algumas pessoas podem apresentar infecções recorrentes. 

O câncer do colo do útero é a doença mais frequentemente relacionada ao HPV. Quase todos os casos de câncer do colo do útero podem ser atribuídos à infecção pelo HPV.  

Siga com a leitura e entenda mais à fundo qual a relação entre HPV e o câncer do colo do útero:

HPV

O tempo mais provável para a aquisição de infecção para homens e mulheres é pouco depois de se tornarem sexualmente ativos. O HPV é sexualmente transmissível, mas o sexo com penetração não é necessário para a transmissão. O contato genital, pele a pele, é um modo de transmissão reconhecido.  

Existem muitos tipos de HPV e a maioria deles não causa problemas. As infecções geralmente desaparecem sem qualquer intervenção, dentro de alguns meses após a aquisição, e cerca de 90% desaparecem no período de dois anos.

Mas, infelizmente, uma pequena proporção de infecções com alguns tipos específicos de HPV pode persistir e progredir para um câncer.  

Câncer de colo do útero

Embora, na maioria das vezes, o nosso próprio organismo seja capaz de combater o vírus, existe o risco de que a infecção se torne crônica e lesões pré-cancerosas evoluam para um câncer invasivo do colo do útero.

Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde, para o desenvolvimento do câncer do colo do útero em mulheres com sistema imunológico normal, são necessários de 15 a 20 anos. Já em mulheres com sistema imunológico debilitado, que apresentam HPV sem tratamento, o desenvolvimento do câncer pode levar de 5 a 10 anos. Porém qualquer condição de baixa da imunidade pode levar ao desenvolvimento da infecção.

Com aproximadamente 570 mil casos novos por ano no mundo, o câncer do colo do útero é o quarto tipo de câncer mais comum entre as mulheres. Ele é responsável por 311 mil óbitos por ano, sendo a quarta causa mais frequente de morte por câncer em mulheres, segundo dados desse ano do Instituto Nacional do Câncer (INCA, 2021).

Prevenção

A orientação da OMS é que a prevenção seja um conjunto de ações, que inclui intervenções ao longo da vida. A vacinação contra o HPV entre meninas com idade entre 9 e 13 anos, antes de se tornarem sexualmente ativas, é uma das primeiras ações a se efetivar.  

Além disso, é importante, não só para as meninas, mas para os meninos também, a educação sobre práticas sexuais seguras, incluindo a vacinação.

Outro fator importante que aumenta o risco para o câncer de colo de útero e outros cânceres é o uso do tabaco. Fatores, como alcoolismo e tabagismo, também aumentam o risco para o câncer de colo uterino, assim como para outros tipos de câncer.

O desenvolvimento desse tipo de câncer é lento e gradual, de modo que as alterações de potencial maligno podem ser detectadas precocemente por meio do exame preventivo. O exame de Papanicolau é o método de escolha para o rastreamento do câncer de colo útero e deve ser feito, no mínimo, a cada dois anos. O exame consiste na coleta de material do colo do útero para análise microscópica das células e identificação de lesões neoplásicas ou pré- neoplásicas.

Conseguiu entender qual a relação entre HPV e o câncer do colo do útero?

E você, fez seu exame preventivo recentemente? O Laboratório Carlos Chagas também realiza a análise do exame de Papanicolau… entre em contato e saiba mais!

Outros artigos interessantes

Exame RT-PCR

Exame RT-PCR

Você com certeza conhece alguém ou já precisou fazer um teste para detectar o COVID-19, mas você sabia que existe um...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em Contato

carloschagas@carloschagasaraxa.com.br

Instagram
@carloschagas.araxa

Instituto de Patologia Carlos Chagas
Rua Capitão José Porfírio, 251 . Centro - Araxá-MG
(34) 3661-2899

Posto de Coleta Cardioclínica
Rua Antônio Alves da Costa, 65 . São Pedro - Araxá – MG
(34) 3662-2240

Posto de Coleta Emiliana Alves de Rezende
Av. Geraldo Tomaz de Aquino, 228 . Tapira – MG
(34)3633-1441

Posto de Coleta Santo Antônio
Av. Wilson Borges,755 . Santo Antônio - Araxá – MG
(34)3662-9515

Urgência 24 Horas: (34) 98826-1999

Horário de Funcionamento

Segunda à Sexta:
06:00 às 18:00h

Sábados
07:00 às 12:00h

Localização

Compartilhe!