Quanto sangue é necessário para um exame

Ao se tratar de exame de sangue, sempre surge a dúvida de quanto sangue é necessário para ser feito a análise do material…A resposta para essa pergunta depende muito do tipo e quantidade de exames…

Usaremos como referência o Hemograma, que é o exame laboratorial mais frequentemente prescrito por médico e mais comuns para a aferição genérica e específica da saúde das pessoas. Seus resultados orientam diagnósticos seguros, previnem e detectam doenças e fornecem uma leitura geral e ampla da saúde do paciente examinado.

Em geral, a alimentação não interfere na maioria dos resultados buscados através do hemograma, contudo o jejum de seis a oito horas é recomendável em alguns casos. Ao contrário, o indivíduo bem alimentado poderá ceder sangue para a coleta sem risco de náuseas, enjoos ou sensação de vertigem (tontura).

Mas afinal, quanto sangue é necessário para um exame?

Pode ser retirar de 3 a 7% de sangue circulante no local para a realização dos exames de laboratórios comuns em um hemograma completo. Em crianças, o recomendável é a retirada de apenas 2,5 a 4 ml por quilo da paciente – assim evitando que a punção não seja segura.

Você já sabe como funciona a coleta do sangue para o hemograma, não é mesmo? Você procura um laboratório de sua confiança (esperamos que seja o Carlos Chagas), senta em uma cadeira e faz movimentos repetidos de abrir e fechar a mão.

O movimento citado, estimula a circulação e faz as veias mais visíveis para o profissional responsável pela coleta e que vai colocar uma agulha na veia mais “saliente” do antebraço. Isto, é claro, depois de amarrar uma goma ou borrachinha na parte de cima do braço para estancar a circulação momentaneamente no local da coleta.

Armazenamento do sangue

O sangue coletado é armazenado em um tubo lacrado, vedado e identificado, evitando contaminações e certificando o paciente que cedeu o material para a coleta. O conteúdo, nos tubos, é encaminhado ao centro de análise dos laboratórios e lá submetidos a aparatos tecnológicos e análises manuais por bioquímicos especializados.

Apesar do sistema automatizado que planifica os resultados visados quase imediatamente, quando há alguma anomalia , o resultado é conferido e repetido o exame, se necessário. Uma gota é a quantidade suficiente para realizar a maioria das provas sanguíneas.

Outros artigos interessantes

Exame RT-PCR

Exame RT-PCR

Você com certeza conhece alguém ou já precisou fazer um teste para detectar o COVID-19, mas você sabia que existe um...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em Contato

carloschagas@carloschagasaraxa.com.br

Instagram
@carloschagas.araxa

Instituto de Patologia Carlos Chagas
Rua Capitão José Porfírio, 251 . Centro - Araxá-MG
(34) 3661-2899

Posto de Coleta Cardioclínica
Rua Antônio Alves da Costa, 65 . São Pedro - Araxá – MG
(34) 3662-2240

Posto de Coleta Emiliana Alves de Rezende
Av. Geraldo Tomaz de Aquino, 228 . Tapira – MG
(34)3633-1441

Posto de Coleta Santo Antônio
Av. Wilson Borges,755 . Santo Antônio - Araxá – MG
(34)3662-9515

Urgência 24 Horas: (34) 98826-1999

Horário de Funcionamento

Segunda à Sexta:
06:00 às 18:00h

Sábados
07:00 às 12:00h

Localização

Compartilhe!