Quem foi Carlos Chagas

Esse famoso médico dá nome ao mais conceituado laboratório de Araxá e região…Claro que estamos falando do Instituto de Patologia Clínica Carlos Chagas!

Vamos aprender quem foi Carlos Chagas?

Carlos Ribeiro Justiniano das Chagas nasceu em Oliveira, em Minas Gerais, no dia 9 de Julho de 1879. Filho de cafeicultores, formou-se médico na então Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro e teve como um dos seus grandes mestres Oswaldo Cruz. Sob sua tutela, iniciou estudos sobre a malária e técnicas de sanitarismo para reduzir as epidemias próximas a áreas urbanas.

Durante uma expedição a Minas Gerais, cidade de Lassance, se deparou com uma doença até então desconhecida: começava aí a descrição da Doença de Chagas.

Ter descoberto todo o processo da doença, seu vetor, o protozoário e todo o ciclo é uma descoberta incrível, quanto mais para um médico no início do século XX, onde não existia ainda nem a penicilina ou a transfusão de sangue.

Ao longo de sua carreira, Chagas recebeu homenagens de relevância nacional, como cargos de gestão sanitária pública, e também internacional, como o prêmio Schaudinn, na Alemanha, contemplado pela descoberta mais importante de protozoologia. Por esses motivos, por quatro vezes recebeu indicação ao Prêmio Nobel, mas nenhuma delas se concretizou.

Outro fato curioso na história de Chagas é que no início da carreira, em 1903, foi convidado por Oswaldo Cruz para trabalhar com ele em Manguinhos. Em um primeiro momento, o cargo foi recusado, pois Chagas “acreditava que sua vocação era ver pacientes”, tendo preferido o cargo de médico no Hospital de Jurujuba, em Niterói (RJ). Lá, pacientes com suspeita de peste bubônica que chegavam em navios eram colocados em quarentena e sob cuidado médico. Só no ano seguinte aceitou o convite para estudar e combater a malária: foi enviado para Santos, a fim de controlar uma epidemia no porto, e na volta ingressou de vez na equipe da Fiocruz.

Com o falecimento de Oswaldo Cruz, Carlos Chagas substituiu-o na direção do Instituto em 1917. No ano seguinte, foi convocado pelo governo de Venceslau Brás para atuar contra a epidemia de gripe espanhola, que atingiu grande parte da população da capital.

Carlos Chagas faleceu no dia 8 de novembro de 1934, com 55 anos de idade, vítima de um infarto em sua residência, no Rio de Janeiro.

Seu legado para a ciência e medicina é incalculável…Não atoa, escolhemos esse nome para representar saúde, pesquisa e empatia para com todos os nossos pacientes!

Outros artigos interessantes

Exame RT-PCR

Exame RT-PCR

Você com certeza conhece alguém ou já precisou fazer um teste para detectar o COVID-19, mas você sabia que existe um...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em Contato

carloschagas@carloschagasaraxa.com.br

Instagram
@carloschagas.araxa

Instituto de Patologia Carlos Chagas
Rua Capitão José Porfírio, 251 . Centro - Araxá-MG
(34) 3661-2899

Posto de Coleta Cardioclínica
Rua Antônio Alves da Costa, 65 . São Pedro - Araxá – MG
(34) 3662-2240

Posto de Coleta Emiliana Alves de Rezende
Av. Geraldo Tomaz de Aquino, 228 . Tapira – MG
(34)3633-1441

Posto de Coleta Santo Antônio
Av. Wilson Borges,755 . Santo Antônio - Araxá – MG
(34)3662-9515

Urgência 24 Horas: (34) 98826-1999

Horário de Funcionamento

Segunda à Sexta:
06:00 às 18:00h

Sábados
07:00 às 12:00h

Localização

Compartilhe!