Exames podem dar resultado errado?

A resposta é clara: Não! Exames não podem dar resultado errado…Erros acontecem apenas se algum procedimento base não foi seguido à risca ou se o laboratório escolhido para a realização dos mesmos não for de confiança…

Você, cliente do Laboratório Carlos Chagas, pode ficar tranquilo… Quem está há mais de 40 anos no mercado, tem garantia de segurança em tudo que faz….

Mas afinal, o que pode atrapalhar o resultado de um exame?

Uma pessoa toma um simples comprimido à base de paracetamol para aliviar uma dor de cabeça. Outra ingere gotinhas de um remédio homeopático antes de dormir. No dia seguinte, ambas fazem exames laboratoriais e omitem essas informações, por esquecimento ou mesmo por considerá-las irrelevantes. Quais as chances de os resultados dos exames, nos dois casos, saírem alterados? Muito altas, segundo especialistas.

Especialistas afirmam que mais da metade dos equívocos e resultado errado acontecem na fase dos exames. “Existe, sabida e seguramente, interferência dos medicamentos nos resultados. Em seu livro “Effects of Drugs on Clinical Laboratory Tests” (Efeitos das Drogas em Testes Clínicos de Laboratório, em tradução livre) o médico norte-americano Donald Young descreve mais de 40 mil exemplos de influência entre medicamentos e exames laboratoriais”, conta.

Cuidado com os medicamentos

Vale lembrar que pessoas que fazem exames costumam ter algum tipo de enfermidade e, consequentemente, utilizam remédios com mais frequência, estudos afirmar que 12% das pessoas tomam uma ou mais drogas que podem interferir no resultado.

Fique atento! Quando for fazer um exame, leve uma lista com os nomes, de preferência dos princípios ativos, de todos os medicamentos que tiver ingerido até três dias antes. Não se esqueça também de incluir na lista ervas, chás, laxantes, homeopáticos, fitoterápicos, suplementos vitamínicos e, claro, álcool. Aliás, o correto, é nem ingerir bebida alcoólica às vésperas da realização de exames. Além disso, siga todas as recomendações do laboratório e, mais importante, sempre fale tudo, detalhadamente, para seu médico, pois, por mais insignificante que uma informação possa parecer, ela pode fazer toda a diferença no diagnóstico….

Ainda ficou em dúvida?? Entre em contanto, clicando aqui, e fale com um de nossos atendentes!

Outros artigos interessantes

Exame RT-PCR

Exame RT-PCR

Você com certeza conhece alguém ou já precisou fazer um teste para detectar o COVID-19, mas você sabia que existe um...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em Contato

carloschagas@carloschagasaraxa.com.br

Instagram
@carloschagas.araxa

Instituto de Patologia Carlos Chagas
Rua Capitão José Porfírio, 251 . Centro - Araxá-MG
(34) 3661-2899

Posto de Coleta Cardioclínica
Rua Antônio Alves da Costa, 65 . São Pedro - Araxá – MG
(34) 3662-2240

Posto de Coleta Emiliana Alves de Rezende
Av. Geraldo Tomaz de Aquino, 228 . Tapira – MG
(34)3633-1441

Posto de Coleta Santo Antônio
Av. Wilson Borges,755 . Santo Antônio - Araxá – MG
(34)3662-9515

Urgência 24 Horas: (34) 98826-1999

Horário de Funcionamento

Segunda à Sexta:
06:00 às 18:00h

Sábados
07:00 às 12:00h

Localização

Compartilhe!