Saiba o que é o Ácido Úrico

Saiba o que é o ácido úrico e porque ele pode estar elevado.

Ácido úrico é uma substância formada pelo organismo depois da digestão das proteínas, que formam uma substância chamada purina.

Normalmente, ele não causa nenhum problema de saúde, sendo eliminado pelos rins, contudo, quando existe algum problema renal, quando a pessoa ingere muitas proteínas ou quando seu corpo o produz em excesso, este se acumula nas articulações, tendões e rins, dando origem a Artrite Gotosa, também conhecida popularmente como Gota, que é o tipo de artrite muito dolorida, e afeta principalmente aos homens.

O excesso de ácido úrico tem cura?

O ​excesso de ácido úrico tem cura sim, pois os seus desequilíbrios podem ser controlados através de uma alimentação equilibrada, rica em água e pobre em alimentos ricos em proteínas.

Em alguns casos, quando existem sintomas muito intensos e que demoram para desaparecer, o médico pode indicar o uso de remédios específicos.

Sintomas

Os principais sintomas de ácido úrico alto são dor e inchaço em uma articulação, especialmente o dedão do pé, tornozelo, joelho ou dedos, dificuldade em movimentar a articulação afetada, vermelhidão no local da articulação, que pode até ficar mais quente, devido ao acúmulo excessivo de cristais.

Também é comum o aparecimento constante de pedras nos rins, que causam dor intensa no fundo das costas e dificuldade para urinar, por exemplo.

Causas da elevação

As principais causas de sua elevação estão ligadas ao consumo exagerado de alimentos ricos em proteína, como carnes vermelhas, frutos do mar e peixes, assim como o consumo exagerado de bebidas alcoólicas, tanto pelo aumento da produção de urato quanto pela redução da sua eliminação, e ainda o consumo de alimentos ricos em gordura saturada que aumenta o risco de resistência à insulina e a obesidade, que diminuem a eliminação de urato pelos rins.

Como é feito o tratamento

O tratamento para ácido úrico alto deve ser orientado por um reumatologista, mas, geralmente, inclui o uso de remédios para baixa-lo e o uso de anti-inflamatórios, para aliviar as dores nas articulações.

Durante o tratamento, também é muito importante fazer uma dieta especifica, evitando o consumo de alimentos ricos em purina, como as carnes vermelhas, peixes e frutos do mar, assim como dar preferência a alimentos naturais ao invés dos industrializados.

A análise do ácido úrico pode ser feita através de exames de sangue ou de urina, o Instituto de Patologia Carlos Chagas oferece esses exames, entre em contato conosco e saiba mais sobre o jejum necessário e o tempo para o resultado!

Para fazer o exame de ácido úrico alto, entre em contato conosco e agende um horário.

Outros artigos interessantes

Exame RT-PCR

Exame RT-PCR

Você com certeza conhece alguém ou já precisou fazer um teste para detectar o COVID-19, mas você sabia que existe um...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em Contato

carloschagas@carloschagasaraxa.com.br

Instagram
@carloschagas.araxa

Instituto de Patologia Carlos Chagas
Rua Capitão José Porfírio, 251 . Centro - Araxá-MG
(34) 3661-2899

Posto de Coleta Cardioclínica
Rua Antônio Alves da Costa, 65 . São Pedro - Araxá – MG
(34) 3662-2240

Posto de Coleta Emiliana Alves de Rezende
Av. Geraldo Tomaz de Aquino, 228 . Tapira – MG
(34)3633-1441

Posto de Coleta Santo Antônio
Av. Wilson Borges,755 . Santo Antônio - Araxá – MG
(34)3662-9515

Urgência 24 Horas: (34) 98826-1999

Horário de Funcionamento

Segunda à Sexta:
06:00 às 18:00h

Sábados
07:00 às 12:00h

Localização

Compartilhe!