O que significa “sangue ralo”?

Atualmente, muitas pessoas têm de utilizar medicações para “afinar” o sangue. Mas o que isso quer dizer? Afinal o que é sangue ralo?

O sangue circula livremente por todo o corpo e é um líquido viscoso. Entretanto, quando machucamos o dedo cortando, cortando uma salada por exemplo, o sangue sai fluido e endurece/coagula assim que toca o chão da cozinha. Se o corte for pequeno, depois de um tempo de pressão o dedo para de sangrar e o sangue na borda do corte também está coagulado. Como isso acontece?

Dentro do corpo o sangue se mantém fluido através de um delicado mecanismo chamado de hemostasia. Ele tem de ficar líquido o bastante para que as células circulem livremente e não haja interrupção no caminho das hemácias que levam oxigênio para o corpo. Isso é feito através de anticoagulantes naturais do sangue, secretados pelo próprio corpo, mas o sangue tem que estar pronto para ficar duro e tampar qualquer vazamento importante . Isso vem do contato do sangue com algumas células lesadas e da falta destes anticoagulantes naturais.

Este delicado equilíbrio pode ser afetado causando sangramento excessivo (por exemplo: hemofilia) ou coagulação do sangue dentro dos vasos sanguíneos (por exemplo: infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral – o “derrame”, trombose venosa profunda).

Quando já aconteceu uma trombose (quando coagula o sangue e ele fica parado, formando um trombo) ou embolia (quando o trombo se solta do seu lugar de origem e vai entupir algum lugar longe dali) ou a pessoa está em risco aumentado de ter trombose, inicia-se tratamento anticoagulante ou antiagregante.

Um tipo de prevenção é tratando as plaquetas. As plaquetas são a primeira linha de defesa do organismo, e a intervenção delas é chamada antiagregação (contra a agregação das plaquetas). A aspirina (AAS, ácido acetil-salicílico), a ticlopidina e o clopidogrel são remédios que agem nas plaquetas, evitando o início da formação do trombo. Têm efeito até 7 dias após a última dose (por isso importante avisar em caso de cirurgias). O AAS não raro provoca azia e queimação e pode ser substituído em algumas pessoas por AAS com proteção gástrica sem prejuízo do efeito. Alergia ao AAS é incomum, mas pode ocorrer. Geralmente, ele é substituído por outro antiagregante com eficácia semelhante.

Os anticoagulantes mais utilizados no Brasil são a Varfarina e a femprocumona. Os dois agem no fígado, e evitam que a vitamina K, presente principalmente nas folhas verdes, abacate e outros alimentos, seja utilizada pelo corpo para produzir coagulantes. A diferença entre um e outro, principalmente, são o tempo que eles levam para perder o seu efeito: a femprocumona demora mais que a varfarina para sumir do corpo.

O maior problema destas medicações é que precisam de controle rigoroso de quanto o sangue está “coagulável”. Se o sangue se torna muito “ralo”, sangramentos graves podem ocorrer. Se muito “grosso”, a medicação fica sem efeito. Isso pode variar de um dia para o outro.

Em relação a coleta de sangue, o procedimento é o mesmo para os pacientes que não usam nenhum tipo de medicamento anticoagulante. O Laboratório Carlos Chagas acompanha todos os estudos, e pode fazer o procedimento com segurança!

Outros artigos interessantes

Exame RT-PCR

Exame RT-PCR

Você com certeza conhece alguém ou já precisou fazer um teste para detectar o COVID-19, mas você sabia que existe um...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em Contato

carloschagas@carloschagasaraxa.com.br

Instagram
@carloschagas.araxa

Instituto de Patologia Carlos Chagas
Rua Capitão José Porfírio, 251 . Centro - Araxá-MG
(34) 3661-2899

Posto de Coleta Cardioclínica
Rua Antônio Alves da Costa, 65 . São Pedro - Araxá – MG
(34) 3662-2240

Posto de Coleta Emiliana Alves de Rezende
Av. Geraldo Tomaz de Aquino, 228 . Tapira – MG
(34)3633-1441

Posto de Coleta Santo Antônio
Av. Wilson Borges,755 . Santo Antônio - Araxá – MG
(34)3662-9515

Urgência 24 Horas: (34) 98826-1999

Horário de Funcionamento

Segunda à Sexta:
06:00 às 18:00h

Sábados
07:00 às 12:00h

Localização

Compartilhe!