Falta de sono, como resolver?

O sono faz você ficar o dia inteiro lembrando do seu travesseiro, sonhando com o momento de desligar a luz e fechar os olhos para dormir ??  Mas, ao chegar nesse momento, você escuta todos os barulhos da casa e da vizinhança, pensamentos aleatórios te visitam, e a insônia é a única coisa que chega de verdade? Vamos te ajudar a acabar com esse “pesadelo” da falta de sono…

A insônia é um problema que literalmente tira o sono de muitas pessoas, e estraga o dia seguinte …  Um sono de má qualidade pode causar cansaço, esgotamento, dores no corpo; prejudicar a atenção e a memória e até afetar a circulação sanguínea e o coração.

A insônia pode ser transitória ou crônica (quando ultrapassa três a quatro semanas). Quando crônica, é necessário descobrir o que está por trás do sintoma da falta de sono e tratar especificamente a doença. Caso contrário, o problema pode levar a complicações cardiovasculares, como hipertensão, infarto, derrame e arritmia.

Além de uma noite relaxante, um adulto normal precisa dormir, em média, de seis a oito horas. No entanto, há quem se sinta bem com maior ou menor período de descanso.

Vale lembrar que não se deve apelar para medicamentos sem prescrição médica com o intuito de adormecer com mais facilidade.  Se não há qualquer doença que possa estar interferindo da qualidade do seu sono, a melhor forma de conseguir de vez dormir bem é manter hábitos saudáveis.

Dicas Práticas

Segue algumas atitudes simples, que podem te ajudar a acabar com a falta de sono:


1 – Antes de ir para a cama, relaxe e esqueça dos problemas.
2 – Não consuma bebidas alcoólicas perto do horário de dormir. O vinho, a cerveja, o drinque, o coquetel, todos ajudam a cair no sono, mas interferem na sua qualidade;
3 – Não consuma à noite nada que contenha cafeína ou seja estimulante, como café e chá. Fumar também atrapalha;
4 – Beber leite facilita a liberação de peptídeos intestinais, que ajudam o sono;
5 – Tire do quarto o que possa desviar sua atenção. Portanto, nada de televisão, rádio ou despertador;
6 – Não faça exercícios entre duas e quatro horas antes de deitar. A malhação aumenta a temperatura do corpo e inibe a liberação da melatonina, que induz ao sono;
7 – Deite de lado, porque este posição facilita a respiração e evita o ronco;
8 – Se ler livros ajuda a ficar com sono, evite os que sejam interessantes e fixem demais sua atenção;
9 – Tomar banho morno antes de dormir colabora com uma boa noite de sono, porque relaxa a musculatura.

Já deu até aquele soninho??? Então bons sonhos!!!!

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