O que são as superbactérias?

imagem demostra homem analisando uma bactéria

Você deveria se preocupar mais com a era pós-antibióticos? Acompanhe mais sobre as temidas superbactérias…

Segundo Dr. Guenael: Entende-se como superbactérias aquelas que são capazes de resistir aos principais e mais modernos antibióticos empregados. Várias espécies de bactérias apresentam essa característica, mas atualmente a Klebsiella pneumonia, resistente aos carbapenêmicos, é a mais preocupante.

Muitas pessoas têm o habito de usar remédios sem a prescrição médica, e isso pode ser um problema gigantesco para a população, o uso incorreto pode ser prejudicial à saúde do doente. No uso de antibióticos, erroneamente pode fortalecer as bactérias e criar um problema ainda maior para o paciente.

Alguns sintomas podem se manifestar através de infecções respiratórias, como pneumonia, tosse, febre e falta de ar. Já na urinária pode causar ardor, além da febre.

A confirmação do diagnóstico da KPC se dá por meio de um exame de laboratório que identifica a presença da bactéria em material retirado do sistema digestivo. Infelizmente, nem todos os hospitais estão suficientemente aparelhados para realizar esse exame.

É recomendado que após a confirmação do KPC, é fundamental que o paciente seja mantido de forma isolada de outras pessoas para que não procrie aos demais pacientes. Lavar as mãos com bastante água e sabão e desinfetá-las com álcool em gel são medidas de extrema eficácia para evitar a propagação das bactérias. Esses recursos devem ser utilizados, tanto pelos profissionais de saúde que lidam com os doentes, como pelas visitas.

Prevenção

Outras formas de prevenir a propagação das bactérias incluem o uso sistemático de aventais de mangas compridas, luvas e máscaras descartáveis, sempre que houver contato direto com os pacientes, a desinfecção rotineira dos equipamentos hospitalares e a esterilização dos instrumentos médico-cirúrgicos.

Existem poucos antibióticos que se mostram eficaz para o tratamento das infecções hospitalares pela bactéria KPC. Por isso é importante os cuidados com a prevenção.

Sanamos suas dúvidas? Não, deixe seu comentário ou entre em contato conosco … Nos acompanhe pelo site , fique por dentro de temas atuais sobre saúde navegando no home: www.carloschagasaraxa.com.

Outros artigos interessantes

Exame RT-PCR

Exame RT-PCR

Você com certeza conhece alguém ou já precisou fazer um teste para detectar o COVID-19, mas você sabia que existe um...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em Contato

carloschagas@carloschagasaraxa.com.br

Instagram
@carloschagas.araxa

Instituto de Patologia Carlos Chagas
Rua Capitão José Porfírio, 251 . Centro - Araxá-MG
(34) 3661-2899

Posto de Coleta Cardioclínica
Rua Antônio Alves da Costa, 65 . São Pedro - Araxá – MG
(34) 3662-2240

Posto de Coleta Emiliana Alves de Rezende
Av. Geraldo Tomaz de Aquino, 228 . Tapira – MG
(34)3633-1441

Posto de Coleta Santo Antônio
Av. Wilson Borges,755 . Santo Antônio - Araxá – MG
(34)3662-9515

Urgência 24 Horas: (34) 98826-1999

Horário de Funcionamento

Segunda à Sexta:
06:00 às 18:00h

Sábados
07:00 às 12:00h

Localização

Compartilhe!