Teste de Paternidade DUO e TRIO

O teste de paternidade, por meio do exame de DNA, pode ser feito a partir de um fio de cabelo, saliva ou pelo sangue do requerente (filhos) e do requerido (pai). Após a coleta, o DNA é extraído e ampliado, em uma técnica conhecida como PCR (reação em cadeia polimerase). Assim, verificam-se marcadores genéticos específicos, sendo possível observar as semelhanças e diferenças entre os indivíduos.

Mas afinal, o que seria o teste DUO e TRIO?

O teste de paternidade pelo exame de DNA pode ser feito de duas formas: DUO ou o teste de paternidade TRIO. Ambos os exames verificam, pelo menos, 16 regiões polimórficas do genoma e o marcador sexual. Os resultados são apresentados por meio de cálculos comparativos de probabilidade.

O avanço dos exames de DNA permitiu que o teste de paternidade seja realizado em mulheres ainda grávidas. Contudo, qualquer procedimento realizado em grávidas deve ser feito com muito cuidado, uma vez que, dependendo das circunstâncias envolvidas, o teste de paternidade em mulheres nessas condições pode aumentar os riscos de aborto, além de oferecer outros problemas para o feto e mãe.

No teste de paternidade DUO, colhem-se apenas duas amostras de DNA: a do(a) filho(a) e do suposto pai. Já no teste de paternidade TRIO, são colhidos DNA da mãe, do(a) filho(a) e do suposto pai.

Fique atento

Para casos de Exames de DNA com validade jurídica os participantes deverão comparecer ao laboratório com originais (ou cópias autenticadas) dos seguintes documentos:

1) Para participantes menores de idade:

– Certidão de Nascimento ou DNV (Declaração de Nascido Vivo, para bebês que ainda não foram registrados) ou RG (Carteira de Identidade);

2) Para participantes maiores de idade:

– Qualquer documento oficial com foto: Carteira de Identidade (RG) ou Carteira de Habilitação (com data de validade válida) ou Carteira de Trabalho ou Carteira Funcional ou Passaporte (com data de validade válida).

Ainda está com dúvidas sobre a documentação para o exame de DNA? Entre em contato, clicando aqui, e converse com um de nossos atendentes.

Outros artigos interessantes

Exame RT-PCR

Exame RT-PCR

Você com certeza conhece alguém ou já precisou fazer um teste para detectar o COVID-19, mas você sabia que existe um...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em Contato

carloschagas@carloschagasaraxa.com.br

Instagram
@carloschagas.araxa

Instituto de Patologia Carlos Chagas
Rua Capitão José Porfírio, 251 . Centro - Araxá-MG
(34) 3661-2899

Posto de Coleta Cardioclínica
Rua Antônio Alves da Costa, 65 . São Pedro - Araxá – MG
(34) 3662-2240

Posto de Coleta Emiliana Alves de Rezende
Av. Geraldo Tomaz de Aquino, 228 . Tapira – MG
(34)3633-1441

Posto de Coleta Santo Antônio
Av. Wilson Borges,755 . Santo Antônio - Araxá – MG
(34)3662-9515

Urgência 24 Horas: (34) 98826-1999

Horário de Funcionamento

Segunda à Sexta:
06:00 às 18:00h

Sábados
07:00 às 12:00h

Localização

Compartilhe!